Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão realiza curso de Soroban

Quinta, 29 de Junho de 2017 - 14:32

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos e da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, realiza a formatura da primeira turma de Soroban na próxima quarta-feira, dia 5, às 10h, na rua Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo.

Nesse curso os participantes aprenderam a fazer cálculos matemáticos, como as quatro operações, potenciação, raiz quadrada, fatoração, MDC e MMC, operações com números decimais, e com frações e números mistos.

A pedagoga Vanessa Carrilho Lanzarotto aplicou o curso, que contou com dez participantes e teve a duração de 60 horas/aula. Além de pessoas com deficiência visual - que utilizam esse instrumento com maior freqüência -, participaram da formação professores, estudantes e servidores públicos.

Nova turma

No período de 3 a 21 de julho estarão abertas as inscrições para a segunda turma do curso de Soroban. As aulas serão realizadas às terças e quartas-feiras, das 14h às 16h, com início previsto para 8 de agosto.

O Soroban é um instrumento que foi desenvolvido no Japão há mais de 2.500 anos, e conquistou adeptos em vários países. Foi adaptado para deficientes visuais por Joaquim Lima de Moraes, professor português especialista em deficiência visual.

Os interessados poderão inscrever-se pelo fone 2414-3685, em horário comercial, e conversar com a educadora Vanessa Lanzarotto.