Tear é atração do encontro de experiências brasileiras inspiradoras no Sesc, neste sábado

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 13:45

Depois de figurar entre os convidados para a programação inaugural do Sesc Guarulhos no último dia 11, o Tear – serviço da  rede de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde – será uma das três  atrações do primeiro encontro mensal com experiências brasileiras inspiradoras, que acontece na unidade do Sesc da cidade, neste sábado (25), às 14 horas, na sala 3.

Neste primeiro, de um total de três encontros mensais que o Sesc Guarulhos irá promover para apresentar experiências de valorização social que possam inspirar o desenvolvimento de artesãos e empreendedores sociais, o Tear participará ao lado da Cooperativa Camponesa (responsável pela marca de café Guaií de Minas Gerais) e Ideia Natural (articulador de redes de produtores de orgânicos e consumidores da região do ABC paulista).

O Tear apresentará como experiências inspiradoras o trabalho que desenvolve com papel reciclado mediante a utilização de fibras vegetais descartadas nas feiras, e também o empreendimento de jardinagem, que trabalha com a revitalização de espaços públicos a partir da manutenção das áreas verdes. Por meio dessas iniciativas, este serviço da rede de atenção psicossocial do município promove a inclusão social, através da geração de trabalho e renda, das pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo o sofrimento psíquico.

A Cooperativa Camponesa, por sua vez, levará sua experiência de produção de café livre de insumos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas, além da vivência da organização em 11 acampamentos organizados em Minas Gerais. Já o articulador Ideia Natural mostrará experiências de coletivos de produtores orgânicos que se articulam diretamente com os consumidores, buscando transformar hábitos de consumo a partir de relações diretas com quem produz o alimento.

Totalmente gratuito, o evento será mediado pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (Nesol) da USP. O objetivo é promover a reflexão acerca da sustentabilidade e do meio ambiente, envolvendo a perspectiva da produção, das relações de trabalho, de consumo e da reciclagem. O Sesc Guarulhos fica na rua Guilherme Lino dos Santos nº 1.200 (Jardim Flor do Campo).

Sandra Lopes