Tear é convidado para programação inaugural do Sesc Guarulhos

Quarta, 08 de Maio de 2019 - 20:31

O Sesc São Paulo está anunciando uma grande festa para a inauguração de sua unidade em Guarulhos neste sábado (11), a partir das 10 h. Entre os convidados para estrear a extensa programação prevista para a data está o Tear – serviço da rede de atenção psicossocial da Secretaria de Saúde, que atua no campo da inclusão social pelo trabalho e convivência de pessoas em situação de sofrimento psíquico e outras vulnerabilidades socioafetivas.

No espaço chamado de Ocupação Tear, instalado no Centro de Educação Ambiental do Sesc,  das 10 às 18h30, os freqüentadores do serviço apresentarão ao público as técnicas de confecção de papel artesanal, vitral, marcenaria, mosaico, encadernação, tear e serigrafia. Durante esse período serão exibidos vídeos que contam a história do Tear em Guarulhos ao longo de seus mais de 15 anos de existência.

O convite para participar da programação de inauguração do Sesc Guarulhos surgiu depois que o responsável pela área de Valorização Social do Sesc-SP, Maurício Del Nero, conheceu o trabalho do Tear, em setembro passado, durante o evento Revelando São Paulo, festival organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A proposta de atuação deste serviço da Prefeitura de Guarulhos despertou o interesse de Del Nero, que veio à cidade acompanhar de perto a iniciativa. Foi quando surgiu a proposta de parceria.

Além de ser convidado para integrar a grade da programação inaugural, o Tear também confeccionou os 600 brindes que foram entregues aos novos funcionários do Sesc Guarulhos, durante atividade de integração da equipe. Foram produzidos 300 cadernos com capa de papelão reaproveitado, contendo cada um 80 folhas de papel jornal 50g e craft 80g ou papel superbond colorido; bem como 300 suportes confeccionados com madeira proveniente de podas de árvores da cidade, onde foram plantadas suculentas adquiridas do Núcleo de Projetos Especiais de Santo André.

Experiências inspiradoras

Ao lado de representantes da Cooperativa de Café Guaií (Minas Gerais) e do Projeto Consumo Consciente ABC (Santo André-SP), a gerente do Tear, Denise Castanho Antunes, também é uma das convidadas para a atividade Experiências Inovadoras, que acontece neste dia 25, das 14h às 17h, no Sesc Guarulhos.

A atividade, que consiste na apresentação de experiências no campo da valorização social, que possam servir de inspiração para o desenvolvimento local de artesãos e empreendedores sociais, será mediada pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (Nesol) da USP.

Outra programação do Sesc Guarulhos que contará com a participação do Tear é a Ação para a Cidadania, que também vai reunir integrantes do projeto Dulcinéia Catadora, de São Paulo, nos próximos dias 15, 22 e 29, no Centro de Educação Ambiental. Na oportunidade, será apresentada a técnica de produção de caderno com costura cruzada e a capa de papelão pintada, em um processo de troca de saberes entre esses dois grupos produtivos.

Fotos: divulgação