UBS Nova Bonsucesso leva assistência para mais perto da população

Quarta, 17 de Julho de 2019 - 19:17

Desde o início do mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso está deslocando médico, cirurgião dentista, equipe de enfermagem e demais profissionais para levar assistência em saúde mais perto da população, ampliando o acesso especialmente dos moradores das regiões mais distantes. Nesta quarta-feira (17) o atendimento foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jardim Fátima), localizada a 4,2 km da UBS.

Mais de cem pessoas foram beneficiadas com esta ação, que foi promovida das 8h às 16h com o apoio da Pastoral da Criança local. Ao todo, foram realizadas 43 consultas médicas, 26 de enfermagem, efetuados 27 exames para o diagnóstico de diabetes e 37 avaliações odontológicas, aplicadas 36 vacinas contra o sarampo, além de outros procedimentos como aferição de pressão e avaliação antropométrica de crianças.

Além desta ação em parceria com a Pastoral, a UBS Nova Bonsucesso já promoveu mais duas iniciativas similares em julho para garantir assistência de saúde às populações mais vulneráveis. No último dia 3, com o apoio da Associação de Moradores Albor, localizada a 4 km da unidade, levou atendimento para cerca de cem pessoas daquela área, que têm dificuldade de acessara UBS pela distância. Na ocasião, foram ofertadas 40 consultas médicas, 25 de enfermagem, 25 avaliações odontológicas, bem como efetuados cadastros individuais e familiares.

Na quarta-feira passada (10), por meio de contato com o síndico do Edifício das Flores, novo empreendimento localizado na rua Turvolândia, um apartamento vazio do prédio foi transformado em uma verdadeira unidade de saúde. No local foi realizado atendimento médico, de enfermagem e também cadastro individual e familiar dos moradores, beneficiando mais de 40 pessoas.

Mais duas intervenções semelhantes estão previstas para acontecer ainda este mês, sendo uma no dia 25 em local ainda a ser definido e outra na próxima quarta-feira (24), quando os profissionais de saúde da UBS Nova Bonsucesso vão utilizar a casa de um usuário da região para ofertar consultas médicas e atendimento de enfermagem com teste rápido para o diagnóstico das hepatites virais, além de vacinação contra o sarampo.

“A iniciativa surgiu da necessidade de atender a população mais carente e que muitas vezes tem dificuldade de acessar o serviço de saúde. Por isso, pretendemos realizar ainda mais cerca de 80 consultas médicas, 30 de enfermagem e 40 avaliações odontológicas, além de bloqueio de sarampo em áreas mais vulneráveis”, explicou a gerente da UBS Nova Bonsucesso, Illora Shimozato.

Fotos: Diego Secco / PMG