Usuárias do CCI Santa Mena participam de conversa sobre prevenção ao câncer na terceira idade

Quinta, 17 de Outubro de 2019 - 16:19

Aproximadamente 40 idosas frequentadoras da unidade Santa Mena do Centro de Convivência do Idoso (CCI), participaram nesta quarta-feira (16) da Roda de Conversa Outubro Rosa: prevenção na terceira idade. A ação socioeducativa conduzida pela psicóloga Margarete Mota, contou com a presença da enfermeira Neidna Cilene de Melo, da UBS Flor da Montanha, que abordou a necessidade de prevenção e tratamento do câncer de mama e de ovário.

A importância da ação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social foi destacada por uma usuária dos serviços do CCI, Fátima Françoso. “Encontros como este são fundamentais para obtermos orientações e esclarecimentos no processo de envelhecimento ativo, propiciando conhecimentos sobre saúde e qualidade de vida”, afirmou Fátima.

O Centro de Convivência do Idoso oferece atendimento à pessoa idosa no âmbito dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, baseado nos princípios da Proteção Social Básica. Esses princípios buscam garantir à dignidade, o bem–estar  biopsicossocial, o  direito ao exercício da cidadania, e ainda a promoção de encontro de idosos, através de atividades planejadas e sistematizadas, que possibilitem a melhoria do seu convívio com a família e a comunidade.

O município possui duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (Santa Mena e Gopoúva) que realizam diversas atividades para o público com mais de 60 anos, como palestras, diversas oficinas de artesanato, pintura, coral, aulas de ginástica, dança, violão, musculação, teatro, baile, entre outras.