Usuários do Serviço de Acolhimento Bambi participam de capacitação

Terça, 02 de Julho de 2019 - 12:13

Um grupo de dez usuários do Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi participou nesta segunda-feira (1º) da quarta aula do curso de capacitação de panificação artesanal com ênfase em pizza e esfiha. Trata-se no projeto Nova Chance, iniciativa da Prefeitura de Guarulhos executada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com o Núcleo Batuíra, Apas – Associação Paulista de Supermercados e Fundo Social de Solidariedade– visando  capacitar prioritariamente pessoas em situação de rua acolhidas pelo serviço para que sejam reinseridas na sociedade e no mercado de trabalho.

Com as mãos sujas de farinha, Vagner Moreira Neves, 40 anos, não faltou em nenhuma das aulas do projeto. “Gosto muito delas. Parece tão difícil fazer pão e pizza, mas é simples. O mais difícil é sovar a massa. O professor é muito bom e atencioso. E o curso é bem diversificado. Penso em fazer pães e vender no bairro enquanto estou vivendo aqui”, disse Neves.

Há 20 anos morando em Guarulhos, ele está no Serviço de Acolhimento há pouco mais de um mês. Antes dormia na região central, onde fazia bicos. Separado e pai de dois meninos, ele já foi motorista, trabalhou como pedreiro e em uma casa de repouso antes de se envolver com álcool e drogas.

Nova chance

O curso ocorre duas vezes por semana, com duração de quatro horas, até o dia 10 de julho, e foi montado em módulos de pão, pizza e esfiha. No final há avaliação prática e entrega de certificado.

De acordo com o nutricionista David Novais, que ministra o curso, a ação é um estímulo para que os acolhidos transformem suas vidas. “É gratificante participar de um projeto como esse. Todos aqui têm uma história e alguns têm formação acadêmica superior e se encontram em situação de rua por algum problema da vida. O curso é uma oportunidade, uma ‘vírgula’ para que mudem o rumo de sua história e deem um novo sentido à vida”, afirmou o professor.

Serviço

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi

Local: rua Gerânio, 355 – Parque Residencial Bambi

Fotos: Fábio Nunes Teixeira  / PMG