Vencedores do concurso "Desperte seu Olhar Inclusivo 2019" são premiados no Adamastor

Quarta, 21 de Agosto de 2019 - 17:10

Os vencedores do concurso fotográfico "Desperte seu Olhar Inclusivo 2019" foram premiados com troféus, medalhas e certificados nesta quarta-feira (21), durante o I Seminário da Pessoa com Deficiência promovido pela Secretaria de Educação, no Adamastor Centro. O concurso, em segunda edição, é uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos.

Os três primeiros colocados desta edição foram: fotógrafa Ana Carolina Gonçalves da Rocha e o modelo Gabriel Eduardo Ferreira do Nascimento; 2º lugar, fotógrafo Rodrigo Correa Leite e a modelo Rebeca Tosta Martins; 3º lugar, fotógrafa Maria Lucia Rondon e a modelo Roberta Rondon Pereira.

Presente no evento, o prefeito Guti relatou avanços da acessibilidade e inclusão na cidade, como a capacitação em libras para  aproximadamente 3,5 mil pessoas, a conquista do cartão acessível para doenças não aparentes, o programa de fiscalização dos prédios públicos e privados e a calçada azul para garantir acessibilidade. "São avanços extraordinários para que a gente consiga, de fato, acolher melhor. Nós temos uma infinidade de prédios públicos  e privados aqui na cidade e muitos já conseguiram se adequar. Na Educação, por exemplo, todas as escolas da nossa rede têm acessibilidade", ressaltou Guti.

A primeira colocada Ana Carolina disse que estava feliz e honrada com as mais de 7 mil curtidas na imagem. "A escolha da foto do Gabriel surgiu numa festa de aniversário, quando ele pegou o violino e começou a tocar. Eu estava com a minha câmera, decidi fazer uma foto dele. Como vi sobre o concurso decidi participar com essa foto", declarou. O modelo Gabriel, radiante com sua participação, disse que achou tudo maravilhoso. "Estou feliz. O violino é a minha paixão, de amor", afirmou.

Para Rodrigo Correa Leite, a participação no concurso foi transformadora na sua vida e da sua família, que abraçou a ideia com ele. "O que fiz ainda é muito pouco, mas é o primeiro passo para começar a desenvolver algum trabalho com esse tipo de foco, com pessoas especiais. Vou ampliar, estou procurando parcerias para começar o trabalho. Foi muito legal acompanhar a rotina da Rebeca, ela é uma pessoa muito divertida, amável, dinâmica. Foi muito agradável, não só pra mim, mas para minha família que também entrou nessa inclusão, nessa acessibilidade”.

A modelo Rebeca, por sua vez, disse que se sentia muito bem por participar e conquistar o segundo lugar com o fotógrafo Rodrigo. "Isso aqui é a minha casa. Eu mereço esse troféu. Estou muito feliz pela premiação, de verdade. Sou muito agradecida pela Dani (Acessibilidade e Inclusão), ao Rodrigo, que é um cara 10, maravilhoso", afirmou.

O subsecretário Toninho Messias destacou a importância da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão participar de eventos integrados com outras secretarias municipais, pelo fato de as pessoas com deficiências estarem em todos os atendimentos da Prefeitura. Em relação ao concurso de fotografia, Messias disse que o foco é mostrar que a pessoa com deficiência podem estar em todos os lugares, participando de diversas atividades. "Quando a pessoa com deficiência aparece e se insere na sociedade, a tendência é que a acessibilidade, a comunicação e o atendimento melhorem. Nós esperamos que Guarulhos seja  mais inclusiva e receba melhor as pessoas com deficiência", afirmou.

O concurso

Com foco no cotidiano em todas as suas possibilidades, o concurso "Desperte seu Olhar Inclusivo” objetiva estimular a publicidade de imagens de pessoas com deficiência. Esta edição contou com a participação de 29 concorrentes e a escolha dos vencedores foi feita por meio do perfil @acessibilidadeguarulhos no Instagram, que teve mais de 15.700 curtidas durante o período de votação durante o mês de julho.

Fotos: Marcio Lino / PMG