Palestra de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

1 – A palestra é para quem? Quem pode participar?

R. A palestra é direcionada a proprietários e funcionários de estabelecimentos alimentícios tais como: restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, mercearias, quitandas, açougues, cozinhas industriais e cantinas. Também é voltada para vendedores ambulantes, trabalhadores de food truck, estudantes de gastronomia e é aberta ao público geral que tiver interesse no tema.

 

2 - Qual o conteúdo do da palestra?

R. A palestra dá orientações aos participantes sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, desde a escolha dos fornecedores dos alimentos, transporte, recebimento da matéria prima, armazenamento e os cuidados necessários no preparo, conservação e consumo. São abordadas ainda noções microbiológicas sobre contaminação, manejo correto dos resíduos, instalações físicas e equipamentos, bem como a importância da saúde e higiene dos manipuladores de alimentos. Essa palestra é ministrada por autoridades sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde. Também são fornecidas orientações a respeito da Biologia e controle das principais pragas urbanas que podem trazer agravos à saúde, entre as quais, roedores e baratas, sendo que essa etapa é conduzida pelas educadoras em saúde do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

3 – A participação é paga?

R. Não. A participação na palestra é inteiramente gratuita.

 

4 - Qual carga horária?

R. Três horas, ministradas no período da manhã, das 9h as 12hs

 

5 - Como fazer a inscrição?

R. As inscrições são realizadas pela Seção Técnica de Planejamento e Educação em Vigilância em Saúde, através do email educacao.dvs@gmail.com sendo necessário informar: nome completo, telefone para contato, nome do estabelecimento e função exercida.