Prefeitura entrega mais 1460 apartamentos no Lavras

domingo, 22 Maio, 2016 - 14:30

A Prefeitura de Guarulhos entregou na manhã deste domingo (22) mais 1460 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida". Os apartamentos de 46 metros quadrados ficam na região do Lavras e vão atender os moradores oriundos da favela Hatsuta, Vila Any, Jardim Guaraci, Favela Furp e Vila Laurita. “Hoje é um dia histórico para Guarulhos, pois estamos atendendo moradores de áreas que esperam há mais de duas décadas por uma solução”, disse o prefeito Sebastião Almeida.

No total, foram investidos R$ 110 milhões na construção das unidades, dos quais R$ 81,3 milhões financiados pelo Governo Federal e os outros R$ 28,4 milhões pelo Governo do Estado. Os apartamentos têm sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Todas as unidades já estão sendo entregues com acabamento como piso, tanque, pia na cozinha e banheiro, entre outras benfeitorias.

A dona de casa Jasiele Aleixo da Silva, 27 anos, vai sair de uma área de risco na Vila Any, que costuma ficar alagada nos tempos de chuva. “Estou muito feliz e não vejo a hora de mudar. Toda vez que chove eu perco tudo, mas agora isso vai passar. Estou indo para a minha nova casa com o meu marido e o meu filho”, disse. “É uma alegria difícil de descrever para quem nunca enfrentou dificuldade”. A mensalidade mínima paga pelos moradores será de cerca de R$ 25 e a máxima, de R$ 80. Durante cinco anos, as famílias serão isentas de IPTU.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Orlando Fantazzini, a implantação do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Guarulhos tem priorizado ampliar o número de moradias entregues a famílias na faixa de renda de zero a três salários mínimos. “Esse é um fato inédito na história de nosso país”, lembrou Fantazzini. “Está claro que o sonho da casa própria é possível desde que a população se organize”.

A Caixa Econômica Federal estima que mais de 4,2 milhões de moradias já foram contratadas pelo “Minha Casa, Minha Vida” no País. Desse total, 30 mil unidades estão somente em Guarulhos. Com a entrega dos apartamentos no Lavras, a Prefeitura já contabiliza cerca de 3 mil unidades apenas neste mês de maio, uma vez que há duas semanas já haviam sido entregues 1.500 moradias no Portal Flora, em Bonsucesso, que também atenderá a faixa de zero a três salários.

O secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, destacou que a entrega dos apartamentos representará uma nova etapa na vida dos moradores de Guarulhos. “O número de pessoas que vai viver aqui é maior do que a população de muitas cidades de São Paulo”, lembrou o secretário, que estava acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Marcos Penido.