2º aniversário do programa Lixo Zero traz especialistas em gestão sustentável de resíduos sólidos

Terça, 25 de Junho de 2019 - 17:14

Em comemoração aos dois primeiros anos de existência do programa Lixo Zero Guarulhos, a Prefeitura, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, e o Instituto Lixo Zero Brasil, realiza no próximo dia 3 de julho, o evento “Gestão Municipal Sustentável de Resíduos Sólidos, das 9h às 16h, no Centro Universitário Eniac (rua Força Pública, 89), Centro.

A atividade contará com especialistas em gestão de resíduos e está sendo organizada pelo Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelo desenvolvimento do Lixo Zero na cidade. O programa visa sensibilizar sobre o procedimento de separação e destinação correta de resíduos sólidos urbanos feita por meio de palestras, consultorias e outras ações em escolas, condomínios, empresas, órgãos públicos, comércio, clubes entre outras associações. 

O público alvo do evento são gestores públicos municipais que atuam diretamente com a gestão de resíduos sólidos urbanos, alunos de Gestão e Engenharia Ambiental e demais interessados no assunto. Inscrições serão aceitas inscrições até o dia 30 de junho ou até o término das vagas, pelo portal Lixo Zero Guarulhos: http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/

Confira a programação:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura oficial

9h30 - Apresentação do Programa Lixo Zero Guarulhos

10h - Palestra CETESB - Logística Reversa com Lia Helena Demange

10h45 - Intervalo

11h - Palestra CETESB – SIGOR (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos)

11h30 - Lançamento da campanha nacional Plástico Social, com Rodrigo Sabatini - presidente do Instituto Lixo Zero Brasil

12h30 - Intervalo para almoço

14h - Palestra CETESB - Coleta Seletiva com Fernando Antonio Wolmer

16h - Encerramento

Palestrantes convidados:

Lia Helena Demange

Assessora da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB. Doutora em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo - USP(2018). Mestre em Direito Ambiental pela Pace University (Nova York,  Estados Unidos ) (2011) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Assessora técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente entre 2015 e 2016.

Fernando Antonio Wolmer

Engenheiro Químico  da CETESB desde 1978. Atualmente, trabalhando com resíduos sólidos, tendo como principais atividades:

- Agente técnico do FEHIDRO e do FECOP na análise e aprovação de projetos financiados por estes órgãos;

- Assistência aos municípios para escolha de áreas, análise de projetos e atualmente na operação e desenvolvimento de aterros, principalmente de pequeno porte (aterros em valas);

- Assistência no desenvolvimento de coleta seletiva nos municípios;

- Palestras na área de resíduos sólidos.

Raissa Silva de Carvalho Pereira

Desde 2013, atua na implantação da logística reversa e do SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo de Construção Civil, no Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da CETESB. Graduada em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da USP, com dupla-titulação pelo Politécnico di Milano (Itália). Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Rodrigo Sabatini

Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Conselheiro Administrativo na ZWIA - Zero Waste Internacional Alliance