3º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos reúne servidores e público externo no Cemear

Terça, 08 de Outubro de 2019 - 15:36

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de Guarulhos (Esap), realizou na manhã desta terça-feira (8) no auditório do Conservatório Municipal de Guarulhos (Cemear) o 3º Ciclo de Palestras: Políticas Públicas e Direitos Humanos.O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre servidores municipais e público externo.

A palestrante Indyamara Massaro Machado, internacionalista, mestranda em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento pela Universidade para a Paz, estabelecida em assembleia pela ONU, trouxe para o encontro reflexões sobre a perspectiva de gênero e o protagonismo juvenil para mudanças estruturais pela aplicação de objetivos do desenvolvimento sustentável.

“Um dos grandes problemas da atualidade é a questão migratória e não existe nenhum ODS (objetivo de desenvolvimento social) relacionado a isso”, explicou a palestrante. Os ODS foram instituídos pelas Nações Unidas no final de 2015. “Apesar das críticas que pontuamos aqui, eles são documentos essenciais; sempre foram importantes, ainda mais nesse ambiente hostil que estamos vivendo”, comentou Indyamara.

O 3º Ciclo de Palestras está inserido na etapa de capacitação para a construção do Plano Municipal de Direitos Humanos, que será alvo de consulta pública no 2º Fórum, em dezembro (https://forumdireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/).

Imagens: Sidnei Barros/PMG