Ação Chama Segura troca 100 kits de gás na região do Itaim

Segunda, 01 de Julho de 2019 - 19:16

A Prefeitura de Guarulhos realizou neste sábado (29) a ação Chama Segura na região do Itaim, que consiste em orientar a população sobre a utilização correta do gás liquefeito de petróleo (GLP) para prevenir vazamentos e explosões. O poder público municipal, junto ao Corpo de Bombeiros e à Liquigás, trocou gratuitamente cerca de 100 kits de equipamentos (registros e mangueiras) para os botijões da população local.

Os Bombeiros realizaram uma palestra acerca do uso do GLP e sobre como prevenir problemas ocasionados pelo equipamento. Durante a apresentação, o representante da corporação, cabo Bertoloto, demonstrou como identificar vazamentos por meio de testes simples, por exemplo, a verificação de bolhas de ar em uma aplicação de espuma de sabão neutro em alto volume com uma esponja macia ao redor da conexão entre o regulador de gás e o botijão.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Pires, explicou que uma faísca pode ser suficiente para causar uma explosão. "Ao sentir o cheiro de gás, o morador precisa tomar extremo cuidado para não produzir faíscas. Com cautela, é preciso abrir portas e janelas para que o gás se misture com o ar e não haja perigo de explosão. Depois, é aconselhável entrar em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 e relatar a situação", orientou.

Segundo o agente de Defesa Civil, Gildo Silva, o perigo é maior do que parece. "É na verdade um grande perigo, a população nem sempre consegue atentar a detalhes como o prazo de validade, o que faz toda a diferença. Reforçar a atenção faz com que acidentes sejam evitados", explicou.

Serviço

Os agentes de Proteção da Defesa Civil operam 24 horas por dia para proteger vidas e estão disponíveis para atender ocorrências e responder a questionamentos pelo telefone 199.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG