Ações em Guarulhos marcam o Dia do Pedestre, comemorado nesta quinta-feira

Quarta, 07 de Agosto de 2019 - 15:01

Para comemorar o Dia Mundial do Pedestre, celebrado em 8 de agosto, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola Pública de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, realiza durante toda a semana ações educativas alusivas à segurança do pedestre no trânsito das grandes cidades.

A programação completa incluiu atividades lúdicas nos dias 6 e 7, nos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e prosseguirá nesta quinta-feira (8), das 6h às 10h, na passarela da Rodovia Presidente Dutra em frente ao Internacional Shopping, com uma ação que vai demonstrar a importância da conscientização de uma travessia segura. À tarde, das 13h às 17h, a ação será repetida na Vila Galvão, na esquina das avenidas Sete de Setembro e Dona Eugênia Machado da Silva. 
Já na sexta-feira (9) a rua Tapajós, no Centro, será visitada. A ação acontecerá nos bares para alertar os frequentadores sobre a Lei Seca e falar sobre a importância do pedestre no trânsito.

O 8 de agosto foi escolhido para homenagear o pedestre pelo fato de ser a data da famosa fotografia dos Beatles atravessando a rua Abbey Road, em Londres, em 1969. Em 2019, o álbum homônimo completa 50 anos. Abbey Road foi o 12º disco da banda britânica e leva o nome da rua londrina onde se situa o estúdio das gravações.

Principal ator
O pedestre é o principal ator da mobilidade urbana, considerando que o trânsito é feito de pessoas que andam a pé pelas ruas e avenidas.Segundo as Normas de Circulação e Conduta do Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre tem prioridade no trânsito frente aos veículos e demais usuários. "Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade do pedestre”, afirma o código.

Fotos: Divulgação/PMG