Alunos do CIEE têm aula sobre relações étnicos-raciais

Quinta, 09 de Maio de 2019 - 20:30

Os alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) receberam no início desta semana, de segunda (6) a quarta-feira (8) curso de formação sobre a temática étnico-racial, com carga horária de 4h, aplicada pela equipe técnica da Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos.

O conteúdo abordado teve por objetivo principal apresentar de que forma o racismo está inserido na estrutura da sociedade e as ferramentas para a sua desconstrução, por intermédio de elementos como a questão histórica, cultural e social.

A abertura da capacitação contou com dinâmica sobre estereótipos negativos que afetam a população negra. Na sequência foram discutidos temas a respeito da desconstrução, desmecanização e descolonização do pensamento; construção histórico-social do racismo; construção histórica do imaginário social; o papel dos meios de comunicação na manutenção do mito da democracia racial; e a questão da formação da identidade racial.

O subsecretário da SIR, Anderson Guimarães, agradeceu ao CIEE pela parceria. “Esse tema é de suma importância e relevância para formação humana e social de cada aluno presente”, enfatizou.

Imagens - Divulgação