Alunos do curso de automação e robótica têm aulas teóricas e práticas

Terça, 22 de Outubro de 2019 - 16:26

Os 15 alunos participantes do curso gratuito Introdução à Automação e Robótica oferecido pela Secretaria do Trabalho, por meio do programa Robótica nas Comunidades, têm a possibilidade de estudar o tema não só na teoria, mas também na prática.

Com poucos alunos em sala e de todas as faixas etárias, o professor do Centro de Treinamento e Mão de Obra (CTMO), Renan Jaques Petrella, apresenta explicação teórica e dinâmica, para que os estudantes possam entender cada passo, além de testar na prática como funciona. “Esse curso traz a oportunidade de estudar a robótica e a mecatrônica mais a fundo. É uma iniciação para um jovem aprendiz, por exemplo. São noções básicas para quem quer iniciar no mercado de trabalho”, detalha o professor.

O curso, que tem duração de 35 dias, com 2 horas de aula cada, é dividido em três módulos: eletrônica; lógica de programação e simulação de programação. Além disso, são abordados temas como introdução à eletrônica, programação com scratch, programação da placa Arduino Uno e sua interação com sensores e atuadores.

Essa também é uma oportunidade para quem está em dúvida sobre qual profissão seguir, como é o caso da aluna Julia Morais, de 13 anos. “Sempre quis mexer com algo na área, mas estava em dúvida entre designer e engenharia. Com o curso agora estou decidida pela engenharia”.

Imagens: Sidnei Barros