Aprenda a fazer compostagem de resíduos orgânicos em pequenos espaços

Segunda, 17 de Fevereiro de 2020 - 16:14

No próximo dia 29, sábado, oficinas no Centro de Educação Ambiental do Bosque Maia - Viveiro Educador vão ensinar como fazer compostagem de resíduos orgânicos com e sem minhocas em pequenos espaços como apartamentos.

Serão duas turmas, a primeira com início às 9h e a segunda às 15h, sendo que cada uma oferece 30 vagas. A participação é gratuita, basta se inscrever pelo site http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/oficina-de-compostagem e, no dia, levar duas garrafas pet de 2,5 litros ou 2 potes de sorvete ou ainda 2 baldes com tampa, um pote com resíduos orgânicos (cascas de frutas, de legumes e verduras) e uma colher ou pazinha de jardinagem.

Além de reaproveitar integralmente os alimentos os participantes vão aprender os impactos positivos que este hábito traz ao meio ambiente, como redução do volume de materiais enviados aos aterros sanitários, onde acabam se transformando em resíduos tóxicos, como chorume e gás metano.

As oficinas são promovidas pela equipe do programa Lixo Zero Guarulhos da Secretaria de Serviços Públicos (SSP). “As cascas dos alimentos, muitas vezes, guardam mais nutrientes do que a polpa, portanto não faz sentido jogá-las fora, agredindo o meio ambiente e ainda gerando custos altíssimos aos cofres públicos. O ideal é devolver os resíduos orgânicos para a mãe Terra e transformá-los em adubo que fertilizará o solo e nos devolverá novos alimentos. Uma composteira bem cuidada nos traz um sentimento ímpar de conexão com a natureza”, explica Celi Pereira, chefe Educação Ambiental da SSP.

Serviço

Oficinas de compostagem em pequenos espaços

Dia 29, sábado, às 9h e às 15h. Participação gratuita.

Local: Centro de Educação Ambiental do Bosque Maia - Viveiro Educador (final da alameda principal do bosque)

Fotos: Divulgação/PMG