Banda Lira e Batucada Abençoada fazem a alegria dos foliões no Carnaval de Guarulhos

Quarta, 26 de Fevereiro de 2020 - 14:52

Os foliões esbanjaram animação e alegria durante todo o feriado de Carnaval na cidade. Desde a última sexta-feira (21), quando teve início o Carnalago, no Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão, as famílias guarulhenses e de outras regiões curtiram a grande festa oferecida pela Prefeitura de Guarulhos por meio de valiosas parcerias com entidades da sociedade civil.

Como parte da tradição, a centenária Banda Lira de Guarulhos levou muita animação e serpentina à Vila Galvão e ao Bosque Maia. Na semana passada, a banda também apresentou as saudosas marchinhas de Carnaval no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena.

O secretário de Cultura, Vitor Souza, comemorou a animação do Carnaval na cidade. “O Carnaval é uma festa feita pelo povo. É uma grande responsabilidade manter viva essa tradição cultural do nosso país. Em Guarulhos, a Prefeitura tem estabelecido contato com diversos parceiros para promover a estrutura necessária que garanta uma festa cheia de alegria ao guarulhense”, enfatizou o secretário, lembrando que o Carnaval da cidade também atraiu turistas de outras regiões do país.

Carnaval, alegria e amor

Há 114 anos a Banda Lira anima os carnavais da cidade com um repertório que diverte tanto os adultos quanto as crianças. O bate-papo com a presidente da Banda Lira, Dolores Testai – a dona Lola –, é carregado de grande emoção, principalmente pelas histórias belíssimas das amizades celebradas ao longo da existência da banda.

“A Banda Lira é uma grande família, todos nós nos divertimos muito. A cada apresentação sinto multiplicar a alegria em meio às pessoas e é maravilhoso ver as crianças aproveitando a festa junto com seus pais e avós”, vibra dona Lola, que chega aos 85 anos com muita disposição para continuar organizando os próximos eventos do grupo e promete novidades.

Outra apresentação que fez o Lago de Vila Galvão estremecer foi a Batucada Abençoada, evento que reuniu dezenas de ritmistas em homenagem especial aos 20 anos da Igreja Bola de Neve com o tema “Quebrada Abençoada”.

Marlene Caetano da Silva, percursionista e líder ministerial da bateria da Igreja Bola de Neve de Guarulhos, conta que o trabalho da Batucada Abençoada vem crescendo bastante nos últimos anos. “É uma grande honra poder fazer trabalhos de evangelização em nossa cidade, como o evento no Lago dos Patos”.

Sobre a parceria entre a sociedade civil e o poder público, Marlene acredita na importância de iniciativas como a Batucada Abençoada para fazer o Carnaval de modo mais diversificado. “Nosso foco é levar a alegria e o amor de Jesus a todas as pessoas, mostrar que há várias formas possíveis de celebração da festa e que podemos ser felizes de inúmeras formas”.

Outros importantes destaques das comemorações no Lago de Vila Galvão foram o grupo Bagunsamba, o músico Dario Neto e a Banda de Jacira, que animaram o Carnalago com sambas-enredo famosos, aqueles que não deixam ninguém parado ou sem cantar o refrão. Vale lembrar que o Carnalago foi realizado em parceria com a Associação Guarulhos de Food Truck e Similares e teve como objetivo a ocupação dos espaços públicos com arte e cultura para todos os gostos.

E ainda tem mais

E o Carnaval 2020 em Guarulhos não acaba por aí. A animação e alegria dos bloquinhos de Carnaval chegam às ruas da Vila Flórida no próximo sábado (29), a partir das 10h, quando os foliões do Bloco Unidos dos Meus Ovos se reúnem na rua Raimundo Almeida de Araújo. No domingo (1º) é a vez do Bloco dos Fanfarrões, uma turma cheia de energia e que promete inundar as ruas do Centro com enredos com as melhores marchinhas de Carnaval.

E para aqueles que gostam de rock, no dia 1º também acontece a 4ª edição do CarnaRock com shows das bandas independentes Asteroides Trio, Carbônica, Endigna, Exofagia, Intereffect, L.O.T.U.S., PACTO e Trend Kill Ghosts. O evento começa a partir das 12h no Calçadão da rua Dom Pedro II, no coração da cidade.

Para saber mais sobre o Carnaval em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/carnaval-2020.

Fotos: Divulgação/PMG