Bootcamp reúne inscritos para o Hackathon do Experimenta Educação

Terça, 14 de Maio de 2019 - 19:02

Pitch, hackathon, startups, scratch day, bootcamp. Palavras incomuns no cotidiano da maioria dos guarulhenses ganham cada vez mais espaço por meio das ações realizadas pela Prefeitura para inserir Guarulhos no ambiente tecnológico e inovador.

Neste sábado (11), cerca de 100 pessoas estiveram no bootcamp (preparação técnica) realizado como aquecimento para o hackathon (maratona tecnológica) que acontece a partir deste sábado (18), às 9h, como atividade do Experimenta Educação, no Adamastor Centro.

Estudantes, professores e pesquisadores conectados à tecnologia formavam a maioria do público.  Durante o bootcamp, no Campus Guarulhos do Instituto Federal São Paulo (IFSP), os participantes assistiram a diversas palestras gratuitas.

As intervenções trataram sobre o desenvolvimento de ideias, gamificação, mídias digitais, redes sociais, roadmap para elaboração de pitch (concurso de startups), passando também por outros temas relacionados a tecnologia.

As palestras foram oferecidas pelas instituições tecnológicas Fábio Guida Estratégias de Negócios, Centro de Inovação Innovation Guarulhos CITIG e 5tart Comunicação. O professor Robson Ferreira, do IFSP e seu colega Halex Dylian também compartilharam conhecimentos técnicos e experiências com o público.

Presente na atividade e escalado para liderar o hackathon, que terá duração de 24 horas, o especialista em tecnologia e empreendedorismo Daniel Takaki empolgou o público, fortalecendo nos participantes seu potencial criativo. A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marianne Antunes, representou a Prefeitura.

Experimenta

O Experimenta é um evento tecnológico e empreendedor, realizado pela secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI, no qual os participantes são chamados a abordar um tema de relevância para a sociedade sob a perspectiva da inovação tecnológica, de maneira a produzir soluções aplicáveis. Nesta edição, que acontece neste final de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, no Adamastor, o tema é Educação. Além do Hackathon, a programação conta com o Fórum Desafios Contemporâneos da Educação e oficina de programação direcionada ao público infantil por meio do Scratch Day. O concurso de startups Pitch4Gru é a atração preparada para a abertura do evento, na sexta-feira, às 19h, no Adamastor Centro.