Cães da GCM de Guarulhos farão demonstração em Mairiporã

Quinta, 07 de Novembro de 2019 - 15:04

Nesta sexta-feira (8) acontece a solenidade de conclusão de estágio de cinotecnia na Prefeitura de Mairiporã, que contará com demonstração dos cães da Guarda Civil Municipal de Guarulhos. O estágio habilita os profissionais de segurança para desenvolver técnicas de adestramento e o emprego de cães policiais em diversas ações para a preservação da ordem pública.

O pastor alemão preto Athos, o labrador Jhoe e a pastora belga Akira, juntamente com seus condutores, vão mostrar um pouco de sua experiência na Base Comunitária de Segurança da GCM de Mairiporã (Parque Linear). A apresentação é mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem de perto o trabalho do canil, alguns dos cães treinados pela GCM e o trabalho do dia a dia da corporação. Os adestradores mostram como os animais respondem aos comandos com e sem guia, além dos mais diferentes tipos de abordagem, e fazem simulações de como os cães reagem em diferentes situações.

Para o secretário de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos, Gilvan Passos, essa atividade dos integrantes da GCM em Mairiporã é fundamental. “A integração das forças é sempre de suma importância. Nós já temos uma política de cooperação da administração municipal voltada à segurança pública, em especial com cidades do Alto Tietê. Apesar de Mairiporã não fazer parte dessa rede, essas atividades só fortalecem as parcerias e o trabalho em conjunto”, salienta.

Os cães da GCM trabalham no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por drogas, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança.

No canil, por apresentarem características diferentes, alguns animais são treinados para desenvolvimento do faro para encontrar pessoas desaparecidas ou na busca por drogas e até explosivos, e outros para trabalhos de guarda e proteção. Todos os cães passam por adaptação para lidar com barulho de fogos e aglomeração de pessoas.

Serviço

A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones 153 e 2475-9444.

Fotos: Canil/PMG