Café com pais dos alunos do programa Jovem Trabalhador discute apoio familiar

Sexta, 06 de Março de 2020 - 15:54

O Adamastor Centro recebeu na manhã desta sexta-feira (6) os pais dos alunos do programa Jovem Trabalhador, que oferece qualificação profissional para jovens de 16 a 21 anos. O evento, realizado pela Prefeitura de Guarulhos e viabilizado pela Secretaria do Trabalho, teve o objetivo de dialogar com os responsáveis pelos jovens sobre a importância do apoio familiar, além de explicar o funcionamento dos cursos e apresentar a equipe pedagógica.

Em bate-papo com o público presente, o prefeito Guti explicou que os cursos oferecidos são escolhidos de acordo com as profissões que o mercado de trabalho está precisando. "Existem diversas empresas chegando a Guarulhos e todas elas precisam de profissionais qualificados nas áreas que os seus filhos vão estudar. Tenho certeza que após a conclusão das aulas, com os certificados em mãos, será muito mais fácil conseguir um bom emprego e crescer profissionalmente", disse.

A psicóloga Claudia Sampaio Tavares, que irá acompanhar os alunos durante os próximos seis meses, provocou os pais a refletir sobre temas como apoio familiar, adolescência, importância da relação entre pais e filhos e incentivo educacional.

Para Telma Cardia, secretária do Trabalho, a presença dos pais na vida dos alunos é muito importante. "Sempre realizamos estas reuniões com os responsáveis pelos nossos jovens porque eles precisam saber sobre o ambiente que os filhos vão frequentar nos próximos seis meses", comentou.

Futuro

André Luiz de Carvalho, pai de Bruno André, de 16 anos, que irá começar as aulas no curso de programação na próxima segunda-feira (9), diz que o filho está ansioso. "Ele está muito empolgado. Já gosta da área, mexe muito no computador, então é uma coisa com a qual ele tem intimidade. Esta oportunidade é maravilhosa porque muitos pais não têm condições de pagar um curso, nem o vale-transporte e refeição, por exemplo, e aqui vocês dão tudo. Com certeza irá ajudar quando ele começar a procurar emprego", afirmou.

Programa Jovem Trabalhador

Os alunos participantes da 5ª edição do programa Jovem Trabalhador, que inicia as aulas na segunda-feira (9), irão cursar marketing e vendas, auxiliar de logística, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços de hotelaria, auxiliar de arquivista digital, auxiliar administrativo, auxiliar de gestor de resíduos sólidos, edição de vídeo digital, programação básica (dispositivo mobile) e programação (desenvolvimento de sistemas).

Além disso, todos terão aulas de inglês como disciplina extracurricular.

Os alunos recebem como benefício uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120 por mês, além de vale-refeição (R$ 66 por mês) e vale-transporte (R$ 9,88 por dia).

Fotos: Marcio Lino /PMG