Café da manhã do Programa Jovem Trabalhador recebe 200 pais no Adamastor

Terça, 27 de Agosto de 2019 - 17:20

O Adamastor Centro recebeu na manhã desta terça-feira (27) cerca de 200 pais e responsáveis pelos alunos dos cursos gratuitos do Programa Jovem Trabalhador, que oferece qualificação profissional para jovens de 16 a 21 anos. Os psicólogos Rildo Francisco Rocha e Claudia Sampaio Tavares, que acompanham os alunos durante os cursos, foram os responsáveis por discutir com os pais temas como adolescência, apoio familiar, importância da relação entre pais e filhos e incentivo educacional.

Além disso, os pais foram convidados a escrever cartas para seus filhos. De acordo com Rocha, é muito importante a relação afetiva que escrever e receber uma carta gera, já que nos dias atuais tudo está ligado à tecnologia e a aplicativos de mensagens. “Esta ação é como uma ponte entre eles e os filhos. Recebemos cerca de 140 cartas, escritas com muito afeto. Imagine a emoção dos alunos no momento que receberam as cartas?”, disse.

Para Telma Cardia, secretária do Trabalho, Pasta responsável pelos cursos, é essencial estabelecer esse contato com os pais dos alunos. “Estamos aqui para estreitar essa relação. É essencial apresentar os professores e a equipe pedagógica, que são as pessoas com quem eles podem contar e procurar quando há problemas. Queremos ouvir o que eles têm para nos dizer, esclarecer as dúvidas que possam existir e mostrar que estamos à disposição, tanto para eles como para os filhos deles, durante o curso e depois também”, afirmou.

Telma também usou a oportunidade para lembrar aos pais como uma palavra de suporte direcionada aos filhos pode mudar a vida dos adolescentes. “Esses jovens veem os pais como heróis sem capas. Então a nossa responsabilidade é lembrá-los todos os dias do quão capazes eles são. Digam sempre para os seus filhos que vocês os amam e que confiam no potencial deles”, ressaltou.

Animação em aprender

Cleoprata Barbosa da Silva, mãe da aluna Rosangela Barbosa, do curso de auxiliar administrativo, disse que a filha está animada e feliz com o curso, que começou há cerca de um mês. "Ela está muito engajada em aprender, inclusive nas aulas de inglês e marketing pessoal. Esta oportunidade é ótima para os jovens, já que a maioria não tem condições de pagar por esse tipo de curso.Eu mesma não teria condições de pagar qualquer curso para a minha filha. Além de tudo, para facilitar ainda mais, disponibiliza passagem e auxílio. Então para quem realmente está interessado em estudar é muito bom", afirmou.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG