Campanha 16 Dias de Ativismo é aberta em evento no Paço Municipal

Quinta, 22 de Novembro de 2018 - 18:00

Na abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Paço Municipal, Bom Clima, o prefeito Guti informou que iniciou tratativas com o Governo do Estado para viabilizar o Hospital de Referência da Mulher que, segundo ele, tem 90% da obra pronta, faltando concluir e colocar maquinário para fazer as coisas funcionarem. “É uma obra do Estado. Ainda não podemos definir um prazo porque não temos as liberações, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou Guti.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que durante o mês de dezembro terá a carreta da saúde da mulher para realizar exames de mamografia e papanicolau, em bairros que serão definidos. Em relação aos 16 Dias de Ativismo, Guti disse que quando o direito da mulher é violado, os direitos humanos são desrespeitados.

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza, à frente da realização da campanha, fez um balanço dos atendimentos da Pasta, falou sobre as ações em defesa da mulher e da importância em conscientizar e mobilizar toda população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres. A campanha deste ano traz o tema: “Pensar e agir com respeito, traz uma vida de paz e sem medo”. A ação ocorre anualmente e busca envolver os mais diversos segmentos da sociedade civil e do poder público. “A Campanha representa para nós uma ação estratégica de mobilização e combate a todas as formas de violência praticada contra as mulheres”, disse Verinha.

Durante os 16 Dias de Ativismo serão realizadas palestras e diversas atividades em espaços públicos a fim de democratizar e popularizar a campanha para construção de uma sociedade reflexiva, sem preconceitos e sem violência de gênero.

Reflexão

Com palestra de Tatiane Moreira Lima, juíza de Direito Auxiliar da Capital, em exercício no setor de Violência contra Infante, Idoso, Deficiente e Tráfico Interno de Pessoas, o público teve a oportunidade de refletir sobre as formas de violência contra a mulher e quais medidas a serem tomadas para coibir as agressões sofridas.

Já o psicólogo Maurício Martins Ferreira, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica “Casas das Rosas Margaridas e Betes”, apresentou o projeto “Homem com H - de Humano”, para proporcionar reflexões, incômodos e pensamentos sobre as consequências que o modo machista traz para a sociedade.

Ativismo

Idealizada por um grupo de mulheres de diferentes países, a campanha é realizada mundialmente com início no dia 25 de novembro. No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra foi integrado ao calendário de atividades com as seguintes datas: 20/11 - Dia Nacional da Consciência Negra; 25/11 - Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres; 29/11 - Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher; 01/12 - Dia Mundial de Combate à Aids; 06/12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres; 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos.