Campanha Municipal de Vacinação contra a COVID-19 de Guarulhos

Segunda, 15 de Março de 2021 - 20:30

Como será feita a vacinação na cidade de Guarulhos?

Considerando a necessidade de evitar filas e aglomerações neste momento da pandemia, a campanha de vacinação terá sua continuidade através de cadastro da população que poderá ser feito pelo site ou na Central GRU Vacina através do telefone (11) 4968-8870.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CADASTRO

À medida em que o município receber novas doses, entraremos em contato para agendar a data e local da vacinação nos casos de primeira dose. Após aplicação da primeira dose, será agendada a data da aplicação da segunda dose, não sendo necessário novo cadastro.

Qual a população prioritária para vacinação?

O município de Guarulhos segue as diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Imunização

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, foram definidos grupos alvo da campanha, a saber:

• Pessoas a partir do 60 anos
  • Pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise, dialise peritoneal e transplante renal), de 18 a 59 anos
  • Pessoas com deficiência permanente de 50 a 59 anos
  • Pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos
  • Indígenas vivendo em terras indígenas homologadas e não homologadas;

• Trabalhadores da saúde;

• Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;

• Povos e comunidades tradicionais quilombolas;

• Pessoas portadoras de deficiência permanente grave;

• Pessoas com morbidades;

• População privada de liberdade;

• Funcionários do sistema de privação de liberdade;

• Pessoas em situação de rua;

• Trabalhadores da educação (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, profissionalizantes e Educação para Jovens e Adultos - EJA);

• Forças de segurança e salvamento;

• Forças Armadas;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores portuários;

• Trabalhadores industriais;

• Trabalhadores de transporte coletivo metroviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e rodoviário (transporte rodoviário é feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar pessoas de um determinado ponto a outro).

Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina, esses grupos foram priorizados segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos para vacinação se dará conforme a disponibilidade de vacinas, após liberação para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Fonte: Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 (10 de Março de 2021 - 5ª atualização)

Qual o calendário de vacinação?

No momento, estamos vacinando idosos a partir de 60 anos.

A vacinação se inicia a partir da população mais idosa e gradualmente contemplará a população mais jovem.

O agendamento das vacinas se dará mediante a disponibilidade de doses a serem recebidas pelo município.

Quando será retomada a vacinação para trabalhadores da saúde?

Assim que forem disponibilizadas novas doses destinadas a este público, cuja ordenação será:

• Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos portadores de deficiência);

• Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, que envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de COVID-19, a saber:

a) Hospitais públicos e privados exclusivos para atendimento/referência de pacientes com COVID/19 – vacinar todos os funcionários do hospital;

b) Hospitais públicos e privados com leitos (UTI e enfermaria) para atendimento de pacientes com COVID-19 – vacinar todos os funcionários;

c) Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro- vacinar todos os funcionários;

d) SAMU/GRAU – vacinar todos os funcionários;

e) Laboratórios – vacinar todos os funcionários;

f) Unidades Básicas de Saúde – vacinar todos os funcionários;

g) Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária entre outros setores) – vacinar todos os funcionários.

• Demais trabalhadores de saúde

Quais são os documentos necessários para vacinação?

As pessoas que vão tomar a vacina pela primeira vez devem apresentar obrigatoriamente um documento com foto original e CPF, bem como recomenda-se a exibição do Cartão SUS e também um comprovante de residência. Já aqueles que serão imunizados com a segunda dose precisam levar o comprovante da primeira e documento de identidade com foto e CPF.

Se eu estou com sintomas respiratórios posso tomar vacina?

Recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com sintomas respiratórios até a recuperação clínica total - pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir do primeiro resultado positivo do exame, mesmo que a pessoa estivesse assintomática (sem sintomas).

Se já tive Covid-19 posso tomar a vacina?

A vacinação é recomendada para todas as pessoas aptas a receber o imunizante, inclusive as que já tiveram COVID-19.

Fonte: Vacina Já | Governo do Estado de São Paulo (https://vacinaja.sp.gov.br/)