Campeonato Paulista de Goalball agitou o CEU Rosa de França no sábado

Quinta, 04 de Julho de 2019 - 17:58

A 2ª etapa do Campeonato Paulista de Goalball Masculino Série B movimentou o CEU Rosa de França no sábado (29) com a participação de atletas das cidades de Guarulhos, Ribeirão Preto, Itapetininga, Itu, Bauru e São Paulo. Promovida pela Federação Paulista de Desporto para Cegos, a competição contou com apoio da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig), da Secretaria de Esportes e da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos.

A etapa contou com a presença do prefeito Guti, Jurandir Pereira (chefe de gabinete) e Toninho Messias (subsecretário de Acessibilidade e Inclusão), que aproveitaram a ocasião para conhecer a modalidade, praticada com uma bola que tem um guizo em seu interior para produzir sons a fim de que os jogadores possam se orientar durante a partida.

Para Messias, a etapa realizada pelo segundo ano consecutivo em Guarulhos mostra o crescimento e a importância do esporte para pessoas com deficiência visual. “Foi uma honra receber a competição na cidade e acompanhar a ótima atuação da Adevig, que conquistou o segundo e terceiro lugares”, afirmou.

O esporte foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, que ao invés de adaptarem uma modalidade às necessidades dos deficientes visuais, criaram um novo esporte direcionado aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. 

Classificação

A classificação da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Goalball mostrou a Cadevi (São Paulo) em primeiro lugar, seguida deAdevig(Guarulhos) no 2º e 3º lugares, AIADV (Itu) em 4º, Ceprevi (Itapetininga) em 5º, Athlon (São José dos Campos) em 6º, Lar Escola Santa Cruz (Bauru) em 7º e Adevirp (Ribeirão Preto) em 8º.

Fotos: Divulgação/PMG