Canil da GCM participa de atividade de faro em seminário de Araçoiaba da Serra

Segunda, 10 de Junho de 2019 - 18:15

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil), participou no último sábado (8) e domingo (9), em Araçoiaba da Serra, no interior do Estado, do V módulo do Seminário de Mantrailing 2019, na modalidade de faro para busca de pessoas desaparecidas. A atividade contou com a participação de diversas corporações municipais e instituições que utilizam cães de trabalho.

O módulo contou com uma simulação de pessoa desaparecida em um grande centro comercial, prova de grande dificuldade para os cães devido a mistura de diversos odores; também foi feito simulado institucional, quando a pessoa a ser localizada convive em ambientes de aglomeração pessoas, em presídio , por exemplo. Nesse caso, o cão tem que identificar a pessoa procurada através de seus pertences.

Na oportunidade, a GCM de Guarulhos foi representada por uma delegação da Inspetoria de Patrulhamento, formada pelos cães Haytam, de seis anos e a jovem Akira, de nove meses, ambos da raça pastor belga Malinois; e ainda a cadela Dalila, de dois anos, da raça Bloodhund, todos com seus respectivos condutores, os guardas civis 1ª Classe Edilaine, 2ª Classe Simone Antunes e ainda o Classe Distinta Neves, responsável pela participação da inspetoria.

Guarulhos será sede em agosto do VI Seminário de Mantrailing 2019. Para o inspetor regional e comandante da Inspetoria de Patrulhamento de Cães, José Aparecido Vitor, a atividade será muito importante para a cidade. “É uma grande oportunidade para por em prática os conhecimentos adquiridos em todos os módulos do curso. Isso sem dizer que podemos dar uma maior visibilidade aos trabalhos realizados na cidade e mostrar o potencial da Guarda Civil, que tem buscado cada vez mais se aprimorar em todos os  aspectos e quem ganha com isso é a população”,  salienta Vitor.

Serviço: Para a utilização de cães na busca de pessoas desaparecidas na cidade ou na região do Alto Tiete, os interessados devem acionar a GCM, através dos telefones 153 ou (11) 2475-9444.

Fotos: Divulgação GCM/PMG