Canil da GCM participa de mantrailing em Indaiatuba

Segunda, 13 de Maio de 2019 - 18:26

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos participou do IV módulo do seminário “Mantrailing 2019”, que aconteceu no último sábado (11) e domingo (12), na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado.  A atividade contou com a participação de diversas guardas municipais, instituições e público em geral interessado no assunto.

O mantrailing é uma modalidade de faro para busca de pessoas desaparecidas, que parte do instinto de caça dos cães e de sua habilidade natural de trilhar, utilizando o odor especifico de cada indivíduo a ser localizado. Na atividade deste final de semana, os cães puderam fazer diversos tipos de exercícios e simulações de casos  de resgate e também buscas investigativas.

Na oportunidade, a GCM de Guarulhos foi representada por uma delegação da Inspetoria de Patrulhamento com Cães – Canil, que participou com três cachorros: o experiente Haytham, de seis anos; Akira, de nove meses; ambos da raça pastor belga de malinois, e também da cadela Dalila, de dois anos, da raça bloodhound, com seus respectivos condutores, os guardas civis Neves, Edilaine e Simone Antunes. A delegação ainda contou com a participação do comandante do canil, o inspetor regional José Aparecida Vitor representando o Comando Geral da Instituição.

A cidade de Guarulhos será sede em agosto do VI módulo do seminário “Mantrainling 2019”. Para o inspetor Vitor, sediar um evento como esse é de grande importância para a cidade. “Será uma grande oportunidade poder sediar e divulgar mais essa modalidade de emprego dos cães na cidade. Atualmente, Guarulhos conta com uma equipe de busca de pessoas desaparecidas que está em constante treinamento e tem participado do seminário mantrainling que é composto por vários módulos e realizado em cidades e ambientes diferentes, apresentando graus de dificuldade que variam conforme os exercícios apresentados”, explica o inspetor.

Serviço: para a utilização de cães na busca de pessoas desaparecidas na cidade ou na região do Alto Tietê, os interessados devem acionar a GCM, através dos telefones 153 ou (11) 2475-9444.

Fotos: Divulgação PMG/Canil