Canil da GCM realiza ação social no Lar Madre Regina

Quarta, 29 de Maio de 2019 - 14:00

A Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) da GCM promoveu na manhã desta quarta-feira (29), a primeira apresentação do ano do projeto InteraCão com a Melhor Idade. A ação aconteceu na sede da Associação Congregação de Santa Catarina – Lar Madre Regina, que funciona na região da Ponte Grande.

A atividade é uma ação social na qual a inspetoria do Canil visita lares de idosos (instituições) efetuando apresentações com os cães, oferecendo a esse público a oportunidade de interagir com os animais, acariciar e brincar. Essa ação utiliza a técnica chamada Cinoterapia, que consiste numa intervenção terapêutica que busca com a relação com os cães melhorar ou desenvolver o funcionamento cognitivo, emocional ou fisiológico dos idosos, e tem se mostrado bastante eficaz por se tratarem de pessoas, em geral, carentes e solitárias.

Cerca de 80 idosos e 30 colaboradores da instituição acompanharam de perto a apresentação dos cães. Participaram da ação a jovem Akira, de nove meses e Zeus, de um ano e quatro meses, ambos da raça pastor belga malinois; Luna, uma pastora alemã, de três anos; Joe, um labrador, de três anos e meio e Wally, um border collie, de dois anos. Todos acompanhados por seus adestradores, os GCMs de 1ª classe Edilaine e Silvano; de 2ª classe Adalberto e Simone Antunes; e de 3ª classe Toledo, Itaguassu, Postiglione, César e Quintino. Presentes na exibição o inspetor regional Vitor e Classe Distinta Neves.