Casamento comunitário LGBTI celebra a união de 19 casais

Segunda, 09 de Dezembro de 2019 - 16:04

No último domingo (8), 19 casais LGBTI puderam oficializar a sua união em uma cerimônia realizada no Clube Recreativo, no centro da cidade. Este foi o terceiro Casamento Comunitário LGBTI realizado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Políticas da Diversidade (SPD).

Os noivos agora possuem declaração de união estável consolidada, através de certificado por escrito e registro em cartório com firmas reconhecidas, seguindo a base e efeitos previstos em lei.

Para a subsecretária da Pasta, Ana Maria de Oliveira Marques, responsável pela abertura e encerramento da cerimônia, este evento é de extrema importância para garantir aos casais os seus direitos. “Trabalhamos muito para que as pessoas da comunidade LGBTI possam ter o que merecem. Uma união digna, reconhecida e celebrada com muito amor. É uma busca incansável pela quebra de preconceito e o nosso trabalho busca ajudar essas pessoas a encontrarem um lugar melhor no mundo”, afirmou.

Cerca de 400 pessoas, entre noivos e convidados, puderam comemorar a conquista e se emocionaram com as cenas de amor presenciadas. Cada casal teve direito a 15 convidados, contando com padrinhos e pajem. A festa contou ainda com a apresentação musical de Felipe Dorazio e show da drag queen Luh Marinati.

Dia inesquecível

“Foi um sonho”.É desta forma que Márcia Ribeiro Silva, de 54 anos, descreve o seu dia especial. Ela regularizou a sua união com Josicleide de Lima Santos, 47, companheira desde 2013 e, para ela, só existem elogios para o trabalho realizado pela SPD. “Não posso reclamar de nada, foi tudo maravilhoso. Eu não teria condições de fazer uma recepção pros meus convidados, fazer a união estável, nada disso. Levamos nove convidados, fora as madrinhas que escolhemos. Todos foram super atenciosos, educados, amorosos, nunca imaginei uma atenção assim”, afirmou.

Parcerias

A cerimônia foi realizada graças à parceria da SPD com diversas instituições da cidade, entre elas Clube Plêiades, Sonda Supermercados, Lancheteria Guarulhos, Fernando Torres Eventos, Sodiê Bolos, Magic City Parque Aquático, Japastel, Fundo Social de Solidariedade, Marluce Panochia e Walter Denobile.

Fotos: Sidnei Barros/PMG