Cerca de 500 pessoas participam do Feirão do Empreendedor no Shopping Bonsucesso

Terça, 05 de Setembro de 2017 - 17:30

Um público em torno de 500 pessoas participou no último final de semana (dias 2 e 3), no Shopping Bonsucesso, do I Feirão do Empreendedor, onde encontrou uma série de serviços gratuitos e informações para ingressar no mercado empresarial. A iniciativa foi da Prefeitura de Guarulhos, por meio da SDCETI - Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, em parceria com o Sebrae-SP, OAB, ACE Guarulhos, Sicoob, Sescon, AECG e Previdência Social; e com o apoio do Sincomércio.

No local, os interessados puderam esclarecer dúvidas sobre o parcelamento de débitos com a Receita Federal; receber orientação e fazer a emissão de MEI – microempreendedor individual; orientação jurídica empresarial pela OAB e também de consultores do Sebrae-SP, além de palestras.

Para o prefeito Guti, o Feirão é uma forma de capacitar e driblar a crise já que muitas pessoas precisam ter outras perspectivas e, em sua avaliação, nada melhor do que montar seu próprio negócio, sabendo como fazer isso e entendendo como podem atuar. “Com o atendimento descentralizado na região do Pimentas, onde temos uma grande concentração populacional e pessoas inteligentes que querem empreender, orientadas da maneira correta, isso pode acontecer de forma muito rápida”, afirmou.

O titular da SDCETI, Rodrigo Barros, ressaltou que o papel do governo é ser um intermediário e um facilitador. O primeiro polo avançado de atendimento descentralizado do programa ficará no Shopping Bonsucesso,  com orientação, formalização e uma sala de aula para qualificação. “Esta é uma política pública de empoderar o empreendedor que acredita na livre iniciativa, sem dúvida um tema central e uma das grandes crenças da Administração Municipal”, disse.

O gerente regional do Sebrae-SP, Marcelo Paranzini, conta que muitas pessoas abrem os seus respectivos negócios sem informação alguma, com grande probabilidade de insucesso. Por consequência, ele perde todo o dinheiro investido. “A Prefeitura deve concentrar as instituições parceiras em um único lugar a fim de orientar sem a necessidade de deslocamentos para vários pontos, o que facilita que ela abra sua empresa e possa ter sucesso”, enfatiza.

Além dos empreendedores guarulhenses,  Wesley Callegary, morador de São Miguel Paulista, bairro vizinho, estava passando pela cidade quando ficou sabendo da ação através das mídias impressas e não perdeu tempo. “Achei importante a iniciativa porque evita de nós perdermos o dia de trabalho para resolvermos essas questões. Eu pude ter consultoria dos advogados da OAB referente ao CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e, em paralelo, com o pessoal do Banco do Povo e tirei as minhas dúvidas”, comemorou.

Números do Feirão

De acordo com a organização do evento, o Feirão do Empreendedor apresentou os seguintes números: 296 serviços prestados; 227 microempresários individuais - MEIs atendidos; 52 aberturas de MEIs; e 100 inscrições nos cursos.

A ação integra o “APRENDE: Apoio Regionalizado ao Empreendedor”, programa lançado no último dia 24 de agosto, no Adamastor, e que concede apoio aos micro e pequenos empreendedores.

Imagens: Márcio Lino / PMG