Circo Marambio convida artistas de Guarulhos para o Festival Maromomi

Sexta, 15 de Janeiro de 2021 - 09:47

Até o dia 31 de janeiro, o Circo Marambio tem inscrições abertas para coletivos e artistas da cidade interessados em participar da programação do Festival Maromomi. Seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento social e higiene para conter o contágio pela Covid-19, as apresentações acontecem em março, na região do Lavras, e em abril no Pimentas.

Serão 12 apresentações por temporada, um total de 24 espetáculos. Para preencher a grade de programação, a iniciativa objetiva dar visibilidade aos produtores culturais do município e, para tanto, conta com a participação de artistas guarulhenses de diversos segmentos culturais. Debaixo da lona do tradicional Circo Marambio haverá também espaço para feira de artesanato e exposições de artes visuais.

Para participar os interessados devem preencher formulário disponível no endereço https://forms.gle/bQcFGXZdFngALv2e7. A partir das informações fornecidas serão selecionadas propostas que melhor se adequarem ao espaço cênico itinerante.

Contemplado com o Edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura) por meio de recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), o Festival Maromomi presta homenagem ao povo Maromomi, que ficou conhecido como Guarulhos, e era chamado pelos portugueses de “gente andante”. Esse povo indígena que deu nome ao município é o responsável pela construção histórica deste território.

Segundo um dos idealizadores do Festival Maromomi, Ramon Marambio, essa é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais de nossos ancestrais.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os artistas de circo foram amplamente prejudicados, assim como toda a cadeia artística. Para 2021, o setor convive com a expectativa de retomar as atividades com apresentações abertas ao público.

Sobre o Festival Maromomi

Por meio de apresentações de artistas de Guarulhos e sob o contexto dos povos originários, os Maromomis, o festival é uma oportunidade para levar programação diversificada a bairros mais afastados do centro da cidade, descentralizando a oferta cultural e contemplando moradores e artistas com espetáculos ricos em repertório e qualidade.

Sobre o Circo Marambio

O Circo Marambio foi criado pelos irmãos Marambio, a quarta geração de artistas circenses da família a seguir os passos de seus pais. A dupla já se apresentou em diversas companhias no Brasil e pelo mundo. Donos de uma intensa relação com a cidade de Guarulhos como educadores e profissionais da cultura, os Marambio fazem apresentações na cidade desde a década de 1990 e já possibilitaram que dezenas de jovens artistas oriundos da periferia se tornassem artistas circenses de sucesso.

Para saber mais acesse https://www.facebook.com/events/145401753891611/.

Fotos: Divulgação/PMG