Começa a funcionar o primeiro Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos

Sexta, 27 de Março de 2020 - 19:19

A Prefeitura de Guarulhos implantou nesta sexta-feira (27) o primeiro Centro de Combate ao Coronavírus (3CGRU) para o atendimento de pessoas com suspeita de Covid-19. Neste primeiro momento a unidade, que funcionará como uma espécie de hospital de campanha, fará a triagem tanto no sistema drive thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, quanto de pedestres, das 7h às 19h.

“Com este centro de combate estamos procurando dar o primeiro atendimento às pessoas que tenham suspeita de contaminação pelo coronavírus. Buscamos nos países que tiveram mais sucesso diante da pandemia as soluções mais exitosas. O atendimento por drive thru, por exemplo, foi fundamental na Coreia do Sul”, destacou o prefeito Guti.

No local as pessoas passarão por avaliação clínica e medição de temperatura por laser para o diagnóstico da Covid-19. Caso apresente alteração de temperatura e outros sintomas o munícipe será encaminhado à triagem médica, onde os pacientes serão classificados por cores: a branca significa que está liberado para casa; a azul, apresenta algum sintoma, mas não necessita de internação; amarela, ficará em observação para a coleta de exames; e vermelha, deverá ser encaminhado imediatamente para o leito de UTI, sendo submetido a tomografia.

Para o secretário de Saúde, José Mario Clemente, esse hospital exclusivo para atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus será um grande diferencial. “Ele é absolutamente completo e vai tirar muitas pessoas dos pronto-atendimentos, seguindo o que queremos e precisamos, que é o isolamento social, que aliás é uma orientação da Organização Mundial de Saúde”, destacou.

No meio da próxima semana o 3CGRU funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com estrutura completa, que conta inicialmente com 71 leitos, incluindo dez de emergência com respiradores (UTI) e mais quatro na sala vermelha (casos mais graves).  Ao todo cem profissionais foram contratados emergencialmente para prestar atendimento no local.

Localizado ao lado do Clube Cecap, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos, a unidade ocupa uma área de 5 mil metros quadrados, com 3 mil m² de área construída, incluindo tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias.

Fotos: Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira /PMG