Consultas médicas podem ser marcadas por aplicativo ou nas próprias UBS

Segunda, 04 de Novembro de 2019 - 17:19

O aplicativo Saúde Guarulhos, lançado no último dia 23, é mais uma opção oferecida à população para a marcação de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste primeiro momento, menos de 20% das vagas de toda a rede municipal de saúde foram disponibilizadas para o app. O restante da agenda médica permanece disponível para o agendamento presencial, com garantia de acesso às prioridades (gestantes, idosos e crianças, entre outros), bem como para os retornos médicos.

Por determinação da Secretaria de Saúde, todas as UBS trabalham com a agenda aberta, permitindo a marcação de consultas durante todos os dias da semana, dentro do horário de funcionamento das unidades. Sendo assim, caso o paciente receba informação diversa, de que o agendamento é realizado em uma única data, ele deve entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-772-2986 para comunicar onde ocorreu o fato e o nome do funcionário de quem partiu a orientação equivocada, para que sejam adotadas as providências cabíveis.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, nos casos em que a agenda do profissional não tiver vaga para data próxima, a pessoa pode procurar a equipe de acolhimento da unidade, setor que faz a avaliação do paciente e encaminha para atendimento médico sempre que necessário. A mesma conduta pode ser adotada por aqueles que tiverem alguma dificuldade para operar o aplicativo nesses primeiros dias de operação.

 

Imagens - Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira