Contribuintes podem destinar parte do IR para ajudar crianças e idosos de Guarulhos

Quinta, 26 de Março de 2020 - 16:52

O contribuinte de Guarulhos, que fizer sua declaração no modelo completo, pode destinar parte do valor devido do seu Imposto de Renda (IR), até o limite de 6%,  ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) no momento do preenchimento da  declaração. Assim, pode-se destinar 3% do valor que se é obrigado a pagar para cada um dos Fundos.  Desta forma, este valor poderá ser aplicado diretamente em projetos, programas e ações voltados para o bem-estar de crianças, adolescentes e idosos na sua cidade.

O prazo para o contribuinte destinar parte do IR devido aos projetos sociais que inicialmente iria até o dia 30 de abril, foi prorrogado até o dia 30 de junho. Além de ser  uma ação solidária, ajudará a combater a exclusão social de crianças e adolescentes no município através dos programas financiados por esse recurso.

Não se trata de uma doação, mas de uma destinação, pois o contribuinte está apenas direcionando uma pequena parte do seu imposto para ações específicas, realizadas no âmbito municipal. O valor destinado será deduzido do "saldo a pagar", ou acrescido no "valor a restituir".

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Everaldo Barboza, destaca a importância da destinação do IR . “A destinação de recursos via Imposto de Renda é um mecanismo moderno, seguro e legítimo para o financiamento de ações e projetos de atendimento e defesa de direitos de crianças, adolescentes e idosos em nosso município. Este ano o CMDCA une esforços com o Conselho da Pessoa Idosa, Receita Federal e demais segmentos  da Prefeitura e da sociedade civil, com a expectativa de que todos os contribuintes sejam informados e sensibilizados, a fim de que mais recursos sejam direcionados à Guarulhos e ajude a melhorar a situação dos mais vulneráveis”, afirmou Everaldo que espera contar com a participação de servidores, empresas e da sociedade civil na destinação do Imposto de Renda.

Para facilitar a destinação, a Delegacia da Receita Federal de Guarulhos elaborou um manual com o passo a passo: bit.ly/manualfumcad.