Defesa Civil participa de evento sobre segurança na faixa de dutos da Transpetro

Sexta, 16 de Agosto de 2019 - 18:27

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) participou nesta sexta-feira (16) de uma ação em prol do Dia da Segurança na faixa de dutos da Transpetro (subsidiária da Petrobras) no Parque São Miguel. A ação, promovida pela própria empresa, teve como objetivo orientar a população a identificar suspeitas de furtos do combustível, vazamentos e atentados à integridade das instalações e moradores. 

A Compdec esteve presente com uma exposição de seus equipamentos, uniformes e base móvel. Na ocasião, a população foi abordada para receber informações sobre o trabalho realizado pela coordenadoria e os perigos dos vazamentos de combustível na região. "Estamos aqui sempre que chamados. A educação é um dos primeiros passos para a garantia de segurança. Quando a população sabe a quem recorrer e como prevenir, sabe também que há amparo. Na faixa de dutos não é diferente, é uma união para o bem de todos", afirmou Gildo Soares, agente da Defesa Civil. 

O gerente de Manutenção de Dutos de São Paulo da Transpetro, Daniel Sampaio da Silva, destacou que a Defesa Civil é uma grande parceira na missão e destacou a importância da conscientização. "Enfatizamos sempre que o transporte de combustível por dutos é um sistema extremamente eficiente e seguro desde que não seja atingido por intervenções de pessoas não autorizadas, então nosso trabalho também consiste essencialmente em conscientizar a comunidade". 

Situações perigosas e furtos podem ser observados por fatores como cheiro de combustível, pessoas trabalhando próximas ou sobre as faixas sem uniformes adequados ou em horários desapropriados, movimentação de terra nas faixas ou nos terrenos adjacentes realizadas por pessoas ou máquinas, entre outros. Em casos de suspeita de roubo de combustíveis transportados pelas faixas de duto, o telefone 168 opera gratuitamente 24 horas, todos os dias, com anonimato garantido. Já a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. 

Fotos: Sidnei Barros/PMG