Defesa Civil realiza acompanhamento e atendimento em períodos de chuva

Terça, 16 de Janeiro de 2018 - 14:00

As primeiras semanas do verão registraram longas e intensas chuvas em Guarulhos, com o índice pluviométrico de 90 mm em 72 horas, apontando estado de atenção. Para evitar os riscos de desastres naturais, a Coordenadoria de Defesa Civil  executa o Plano Verão, em conjunto com as demais secretarias, desde novembro. 

A partir do estudo dos locais de vulnerabilidade socioambiental, identificação de riscos iminentes e ocupações irregulares, as equipes da Defesa Civil orientam a população local sobre as providências necessárias para evitar tragédias, como desabamentos, deslizamentos de terra e alagamentos.  O trabalho de orientação conta com a distribuição da cartilha Comunidade Mais Segura, que tem diversas instruções para manter a segurança do bairro e residências durante as chuvas. 

Além disso, é feito o trabalho de prevenção durante o  período que antecede o Plano Verão,  mediante acompanhamento constante de áreas para reduzir riscos, desassoreamento de rios e córregos, limpeza de pontos de descarte irregular, cobertura de talude, correções estruturais e o acolhimento das famílias atingidas por desastres ou que residem em zonas de declividade.

Entre os bairros que passam pelo acompanhamento estão o Vila Malvinas, Recreio São Jorge, Jardim Aracilia, Parque Santos Dumont, vila São Rafael, Jardim Fortaleza, Taboão, Parque Santos Dumont, Vila Real, Cidade Seródio, Conjunto Residencial Haroldo Veloso.