Delegação chinesa visita Secretaria de Meio Ambiente

Sexta, 13 de Dezembro de 2019 - 15:55

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos (Sema) recebeu na manhã desta sexta-feira (13) uma delegação chinesa da Província de Qinghai, região autônoma situada ao longo planalto tibetano, com área de 720 mil km² e população de mais de 5 milhões de habitantes.

Durante o encontro, a pedido dos visitantes, o secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, apresentou todo o processo adotado pela Sema para emissão de licenciamento ambiental para empreendimentos em Guarulhos, desde a abertura do processo no Fácil, passando pela vistoria técnica e, por fim, a concessão da licença.

A delegação também tirou dúvidas sobre os procedimentos de controle do desmatamento e sobre o trabalho das equipes de fiscalização no combate a ilícitos ambientais, principalmente nas imediações da Serra da Cantareira, procedimentos de compensação ambiental, manejo, podas e transplantes de árvores, e ainda sobre as sanções administrativas aplicadas nos casos do não cumprimento do Decreto Municipal 34.633/17.

Com a ajuda de intérprete, os dirigentes da província de Qinghai destacaram que nos últimos anos a China vem se preocupando com os danos ambientais causados pela atividade humana em seu país, e por isso tem procurado meios para repará-los. Como exemplo, destacaram o reflorestamento das margens do rio Yangtzé.

Fotos: Richard Alberto/Sema