Dia do Assistente Social: garantia de direitos, dignidade humana e superação de vulnerabilidades

Quinta, 16 de Maio de 2019 - 17:17

Por Alex Viterale*

Pensar, desenvolver e aplicar políticas públicas que influenciem positivamente a vida da população não é tarefa fácil, ainda mais quando falamos de um município de proporções metropolitanas, como é o caso de Guarulhos. No enfrentamento à grave crise socioeconômica que o país como um todo vem passando nos últimos anos, os agentes públicos têm a missão de encontrar maneiras de aplicar eficientemente os limitados recursos existentes, com vistas a reduzir as dificuldades encontradas, prioritariamente, pela parcela da população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Nesse cenário, a busca por minimizar os efeitos da desigualdade social e garantir a efetivação dos direitos da população faz-se ainda mais necessária, e a atuação do Assistente Social é absolutamente imprescindível para o cumprimento dessa tarefa.

Desde 2017, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) de Guarulhos vem trabalhando como uma força motriz no combate às mazelas sociais enfrentadas por seus cidadãos. No entanto, não há dúvidas de que ainda há muito a se fazer no âmbito socioassistencial do município e, por isso, a equipe da pasta trabalha incansavelmente em contínuos avanços para a área. Os profissionais de Serviço Social que fazem parte dessa equipe têm desempenhado papel fundamental na construção das políticas públicas, no âmbito socioassistencial, que possibilitem aos munícipes superar as situações de vulnerabilidade em que se encontram.

O trabalho da pasta passa pelo acesso à informação, programas de transferência de renda, estabelecimento de redes de apoio e acompanhamento, com o objetivo de fortalecer vínculos entre famílias atendidas nos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, atendimento às pessoas em situação de rua com acolhimento e trabalhos voltados à sua ressocialização, execução e manutenção de projetos e eventos voltados à população idosa, garantia de direitos à pessoa portadora de deficiência, desenvolvimento e acompanhamento de programas e serviços para crianças e adolescentes, formação profissionalizante para geração de renda e execução de políticas e monitoramento das atividades do terceiro setor, por exemplo.

Somente no período compreendido de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, foram mais de 270 mil atendimentos socioassistenciais realizados pelos equipamentos de execução direta da Secretaria. Além disso, a população atendida pela SDAS pode contar com uma vasta rede de serviços, executados através de parcerias celebradas entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil.

Hoje, 15 de maio, comemora-se o Dia do Assistente Social, em homenagem à regulamentação da profissão, que se deu através da edição do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962. Esses profissionais são agentes protagonistas na luta pela garantia de direitos, superação de vulnerabilidades, resgate e fortalecimento da dignidade humana, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de vida da parcela mais vulnerável de nossa população. Por isso e pelo afinco com que desempenham diariamente suas nobres funções, merecem todo o nosso prestígio e agradecimento, não apenas nesta data, mas em todos os dias do ano.

Portanto, a todos os assistentes sociais, deixamos nossas congratulações pela data, nossa gratidão pelo obstinado trabalho desenvolvido até aqui e nossos votos de que esta parceria possa continuar rendendo bons frutos, que seguirão sendo usufruídos pela parcela mais vulnerável de nossa população.

*Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos