Em Harvard, Guarulhos é destaque por ações que incentivam a inovação tecnológica

Segunda, 20 de Maio de 2019 - 20:19

Atendendo ao convite da Universidade de Harvard e do Programa de Smart Cities da Mastercard, City Possible, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, está em Boston, nos Estados Unidos, onde representa a cidade de Guarulhos e o prefeito Guti no The Innovators Forum, uma agenda de executivos seniores dos setores público e privado que discutem ideias e desafios emergentes em inovação e empreendedorismo.

No painel “Inspirando Inovação Cívica: Estratégias do Mundo Real que Funcionam’, Barros apresentou nesta segunda-feira (20) para lideranças de 31 países o Programa Experimenta como ação promovida para fomentar a cultura da inovação tecnológica no município.

Experimenta

Em sua quarta edição, sendo a mais recente concluída neste domingo (19), com o tema Educação, o Programa Experimenta é composto pelo concurso de startups Pitch4Gru, Fórum de Debates, Scratch Day (programação para o público infantil) e um hackathon (maratona tecnológica).

“O Experimenta é uma plataforma de inclusão e empoderamento da sociedade civil. É uma ação completa, inclui todos os ciclos, envolvendo crianças, jovens, pesquisadores e empreendedores. As cidades precisam de soluções inovadoras para áreas estratégicas da gestão pública. O Experimenta incentiva os cidadãos a participarem diretamente deste processo”, disse o secretário da SDCETI durante a apresentação em Boston.

Guarulhos é o único município brasileiro convidado para o evento promovido pela Universidade de Harvard, cujo objetivo é promover a integração de líderes do setor público e privado que desenvolvem ações de destaque em inovação na gestão de cidades e empresas.

“A nossa participação aqui, trocando experiências com metrópoles dos cinco continentes, de países como Austrália, Índia, Grécia, além dos Estados Unidos e outros, mostra que Guarulhos está cada vez mais inserida no mapa das cidades em que os gestores desenvolvem ações práticas para fomentar a inovação como forma de superar os desafios da gestão pública, e assim poder oferecer mais qualidade de vida à população”, comentou Rodrigo Barros.

Imagem: Divulgação/PMG