Emissão de Carteira do Idoso cresce 78,6% neste primeiro semestre

Segunda, 24 de Junho de 2019 - 17:00

A procura pela Carteira do Idoso em Guarulhos cresceu 78,6% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 1.809 pedidos em 2018 para 3.231em 2019. Durante todo o ano de 2018 foram emitidos 3.277 documentos, o que significa que, em apenas seis meses, praticamente toda a demanda do ano passado foi igualada. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social nesta segunda-feira (24).

A Carteira do Idoso é um documento da pessoa acima de 60 anos que não tem como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para obtenção de gratuidade ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens de ônibus interestaduais, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

A procura pelo documento vem crescendo ano a ano. Segundo a Pasta, em 2016 foram emitidas 970 carteiras, contra 1.395 em 2017 e as já citadas 3.277 em 2018.

Como adquirir

O idoso interessado em adquirir a Carteira deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) para obter o Número de Identificação Social (NIS). Caso ele já tenha seus dados no Cadastro Único e estejam atualizados, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar a carteira no sistema.

A Carteira do Idoso contém informações de identificação do cidadão, do município em que ele vive, o NIS e uma foto. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

Mais informações podem ser obtidas em uma das unidades dos Cras, cujos endereços estão no link www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras

Imagens: Divulgação/PMG