Encontro da Defesa Civil apresenta a "Operação Corta Fogo 2017"

Sexta, 24 de Março de 2017 - 13:42

O Adamastor Centro foi palco nesta sexta-feira (24), de um encontro entre coordenadores da Defesa Civil, ligados à Regional de Defesa Civil (Redec) do M3, que engloba Guarulhos e outras 13 cidades da região metropolitana. A atividade contou com palestra do 1º Tenente PM Ronaldo Pereira Jorge Junior e o tema foi a Operação Corta Fogo.

Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, coronel Waldir Pires, falou sobre o término da "Operação Verão", que em 2017, ao contrário de 2016, não contou com fortes chuvas e nem grandes ocorrências. "Encerramos a Operação Verão, mas a Defesa Civil não para e agora com esse tempo seco o problema são os incêndios que acabam com a nossa vegetação e impactam na fauna também", salienta.

Durante a palestra, o tenente PM Jorge Junior, representante do major Oliveira Neto, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarulhos, falou sobre a "Operação Corta Fogo 2017", cujo início é sempre durante o outono, estação do ano que chove pouco e registra muita incidência de incêndio, principalmente em matas. "A Operação Corta Fogo é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e municípios, no sentido de preservar as áreas verdes e sua fauna, em especial preservar a mata nativa".

Com a estiagem aumenta muito o trabalho do Corpo de Bombeiros, aumenta também o número de viaturas e o treinamento de pessoal para atender as ocorrências. O descontrole na utilização do fogo gera inúmeros problemas para o Meio Ambiente: devastação de vegetação nativa, poluição do ar, infertilidade do solo e interferência na fauna local.

Em sua explanação, o tenente PM Jorge Junior destacou as diferenças entre incêndio florestal e a queimada controlada (autorizada pela Cetesb) e como os municípios podem fiscalizar algumas ações. Mostrou que  cerca de 30% do território em Guarulhos é de vegetação primitiva e que essa área possui 349 espécies diferentes de animais, sendo que destes 31 espécies correm risco de extinção, como é o caso do gato do mato, lontra, bugio, jararaca e teiú. Destacou também as áreas de proteção ambiental prioritárias para a região de Guarulhos como a Várzea do Tietê, Cantareira, Cabuçu/Tanque Grande e Candinha.

A criação de brigadas de incêndio treinadas também foi abordada na explanação. Ela aproveita o trabalho da população local como uma opção de geração de renda e dá mais agilidade no combate às chamas, pois muitas vezes os bombeiros podem estar distante para executar o trabalho.

CAMPANHA EDUCATIVA

Ainda durante o encontro, o coronel Pires falou da importância do trabalho de prevenção. "Quando nossas equipes não estão atendendo emergências, elas estão monitorando as áreas de risco, orientando e buscando, através de prevenção, evitar grandes catástrofes".

Waldir Pires informou que não existe hora para a prevenção. "Prova disso, é que neste sábado (24) e domingo (25), as equipes da Defesa Civil estarão em ruas da região central e também em uma comunidade no Jardim Fortaleza e duas do Recreio São Jorge, orientando e distribuindo folhetos com informações sobre cuidados em casa e como evitar acidentes com fogão, botijão de gás e energia elétrica; como agir em tempestades, enchentes e incêndios na mata".

 

FOTOS: Márcio Lino / PMG