Encontro no Adamastor debate capacitação e plano de desenvolvimento de servidores

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 14:15

O Adamastor Centro recebeu na manhã desta sexta-feira (16) o 2º Encontro de Chefias da Prefeitura de Guarulhos, promovido pela Secretaria de Gestão e pela Escola Municipal de Administração Pública de Guarulhos (Esap). O evento atraiu cerca de 110 servidores, entre chefes e líderes de equipe.

Para o secretário de Gestão, Adam Kubo, esse tipo de encontro é fundamental para o sucesso do trabalho das equipes envolvidas. “Eu gosto muito de treinamentos, desenvolvimento pessoal, capacitações, leituras. Essas atividades agregam muito valor ao serviço prestado e engrandecem o servidor. Por este motivo, estamos desenvolvendo cada vez mais cursos que podem trazer benefícios, tanto para o currículo como para a vida de vocês e de suas equipes. Espero que aproveitem a oportunidade”, disse.

Programação

A primeira palestra, ministrada pelo Gerente de Administração de Pessoal da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Murilo Lemos de Lemos, versou sobre a importância da capacitação na melhoria dos resultados do servidor público. Lemos alertou o público sobre a necessidade de incentivarem as pessoas que integram suas equipes a se capacitarem nas suas áreas de atuação, lembrando que o município oferece diversos cursos por meio do Programa de Capacitação do Servidor, oferecidos pela Esap.

Ressaltou ainda que o importante não é manter em sua equipe a pessoa que sabe a teoria, mas sim aquela que tem facilidade para aplicá-la na prática. “O mais importante aqui não é o funcionário que consegue decorar regras, leis, etc., e sim aquele que coloca a mão na massa e sabe fazer o trabalho na prática. Como fazer um processo? Para onde mandar? Quais são os trâmites a partir de agora?”, afirmou.

O palestrante ressaltou ainda que, além da capacitação, a chefia deve analisar o perfil do trabalhador para que ele seja alocado no local certo, onde suas habilidades e competências sejam aproveitadas e valorizadas. Segundo ele, a maior capacidade de um bom gestor é saber gerir a equipe e formar um sucessor.

A segunda parte do evento contou com a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que consiste em realizar um planejamento para que os servidores possam realizar a sua capacitação sem que haja prejuízos para o quadro de funcionários de cada unidade.

A coordenadora executiva da Esap, Maria Goreti Miguel Santos, realizou uma dinâmica na qual os participantes foram divididos em grupos e dialogaram sobre dificuldades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual e quais estratégias poderiam ser utilizadas para minimizar os empecilhos.

Oportunidade de aprendizado

Guilherme Ferreira, servidor da Secretaria de Gestão, afirma que com frequência o servidor se vê com problemas rotineiros, como o tempo que deve dispor para cada atividade, o gerenciamento de projetos e até mesmo solucionar diversos problemas que demandam uma equipe maior, reações instrutivas como o encontro em questão mostram que é possível pensar em ações assertivas sobre problemas comuns.

“O evento tem uma importância ímpar quando aborda a questão motivacional, organizacional e melhoria de desempenho do local de trabalho e de seus colaboradores, e deixa evidente a necessidade de se realizar um planejamento estratégico para se obter melhores resultados. Chama atenção também a dinâmica utilizada nos trabalhos, fazendo com que servidores de secretarias diferentes consigam unir ideias para o mesmo fim”, disse.

Fotos: Divulgação/PMG

16/08/2019