EPG Carlos Drummond de Andrade recebe espetáculo da Orquestra Jovem

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 18:03

Na última sexta-feira (16) os alunos e a comunidade do entorno da EPG Carlos Drummond de Andrade, na Cidade Seródio, receberam a apresentação de mais uma edição do Programa Orquestra no Bairro com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). Estiveram presentes no evento o prefeito Guti e o Secretário de Educação, Paulo Matheus.

Guti destacou a importância do Orquestra no Bairro para as crianças. “Este é um momento em que muitas crianças têm o primeiro contato com a música sinfônica e seus instrumentos, aprendendo a apreciá-la com muita delicadeza. Temos que fomentar ações como esta e trazer as crianças e os jovens para a música, uma forma de cultura e arte muito bonita. Agradeço ao maestro, Emiliano Patarra, por esse belíssimo programa”, disse.

A apresentação mostrou ao público o universo da música erudita, oferecendo composições que marcam o momento em que a grande maioria das pessoas tem o primeiro contato com obras clássicas. Foi assim que as crianças, suas famílias e também a equipe escolar puderam ouvir um repertório que contou com a Marcha Imperial de Guerra nas Estrelas e o tema do filme Indiana Jones, ambas de John Williams; a trilha do jogo de videogame Mario Bros.e também um pouco das obras-primas da música erudita, com a 5ª Sinfonia de Beethoven e a ópera Carmen, de Bizet, além de composições brasileiras.

Iniciativa da Secretaria de Cultura que conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Escola 360, o Programa Orquestra no Bairro objetiva a difusão da música clássica em toda a cidade, por meio de apresentações em escolas da Prefeitura localizadas em diferentes bairros, com uma programação bem especial, com músicas de filmes premiados, brasileiras e clássicas.

Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, a parceria com a Secretaria de Cultura só agrega para a pasta. “Queremos expandir esse programa para todas as escolas. A música é uma linguagem universal e deve ser apresentada para as crianças”, comentou o secretário.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG