Escola da Prefeitura é destaque em publicação da Fundação Lemann

Quinta, 06 de Junho de 2019 - 13:28

Práticas pedagógicas da Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira, na região do Pimentas, foram selecionadas para compor a publicação “Inovações Radicais na Educação Brasileira”, iniciativa do Centro Lemann e da Escola de Educação da Universidade de Stanford. A publicação, organizada pelos especialistas da área da Educação, Flavio Rodrigues Campos e Paulo Blikstein, reúne diversas experiências de docentes, gestores e educadores na implementação de inovações em escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil.

As ações abordadas pela “Manuel Bandeira” incluem o protagonismo dos alunos na construção de valores essenciais para a concretização do projeto, como autonomia, responsabilidade, respeito, amizade e conhecimento para construção de uma escola democrática, propondo transformações profundas no currículo, na aplicação de avaliações, na elaboração de projetos interdisciplinares, entre outros.

A publicação contou com a participação da diretora de Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), Solange Turgante Adamoli, que atuou por seis anos como diretora da EPG Manuel Bandeira, da coordenadora pedagógica, Camila Zentner, e da professora Ana Paula Lucio Souto Ferreira, ambas da mesma unidade escolar.

As escolas selecionadas enviaram projetos que foram analisados e passaram por processo de seleção. A partir da aprovação, as escolas foram convidadas a submeter o texto completo, cumprindo todas as exigências e prazos estabelecidos para a publicação.