Espetáculos gratuitos no Adamastor e no Cemear mostram variedade de timbres e sonoridades

Terça, 05 de Novembro de 2019 - 14:43

Variedades de timbres e sonoridades alcançadas por meio de repertório diversificado. Entre os dias 7 e 19 de novembro a Prefeitura de Guarulhos promove mais uma série de espetáculos gratuitos dos grupos permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG). As apresentações, que acontecem no Adamastor e no Cemear (Centro Municipal de Educação e Artes), oferecem ao público rico recorte de atividades musicais de professores e alunos. As apresentações têm classificação livre.

No dia 7, quinta-feira, às 20h, o Clube do Violão apresenta Mulheres e Cordas no auditório do Cemear. O concerto é compartilhado com as jovens Kathleen Natalia, Isabel Micossi, Ana Clara Pescador e Thayná Brito, estudantes de violão e alunas da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim. Neste espetáculo solo cheio de sensibilidade e brilho, cada uma delas apresenta um repertório e comenta a importância feminina no violão.

No sábado(9), às 11h, o Adamastor recebe espetáculo com os grupos Ritornello, Kakareco's e Ateliê de Música. Na ocasião, os grupos apresentam repertório instrumental de diversos estilos, épocas e gêneros, em que exploram instrumentos de sopro como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, tuba e diversos instrumentos de percussão. Os alunos mais jovens, crianças de oito anos, se apresentam com teclado, violão, flauta doce, cordas e canto coral.

Os grupos são coordenados pelos professores Adriana Rolin, Cassia Aparecida, Carla Passos, Roberto Paulo, Rafael Artur, José Ferreira, Athus Marconato, Ary Junior e Mylson Joazeiro.As aulas são ministradas nos CEUs da cidade, na EPG Darcy Ribeiroe no Cemear.

Sob coordenação da professora Isabel Kanji, acontece audição de piano e apresentação do projeto Musicantiga na segunda-feira (11), às 19h30, no auditório do Cemear. Durante o espetáculo serão apresentadas obras de Beethoven, Dussek, Bach, entre outras, nas quais os alunos de nível intermediário mostram a arte da audição conjunta, resultado de um trabalho que prima por disciplina, respeito e confiança dos participantes.

Cheia de momentos de criação e improviso, a apresentação do Jazzy Soul Music acontece no dia 13, quarta-feira,às 20h, no Adamastor. O grupo, coordenado pelo professor Antônio Inácio, apresenta músicas que têm como base padrões de jazz, blues e MPB. Em meio a toda essa profusão sonora, em que prevalece a liberdade de expressão musical e o exercício da criatividade, o grupo evidenciao talento individual de cada um dos integrantes.

Coordenado da professora Ana Flávia Oliveira de Paula Ferrão, o Grupo Violino Suzuki se apresenta na quinta-feira (14), às 19h, no Cemear. Voltado a crianças a partir dos seis anos, o grupo tem como objetivo o ensino de violino, usando como ferramenta pedagógica o método Suzuki.

Para encerrar a série de apresentações em grande estilo, os grupos Guarucellos e Corda Bamba se apresentam no dia 19, terça-feira, às 20h, no Cemear. Sob coordenação do professor Fábio Pellegatti, os grupos mostram repertório que ressalta aspectos de interpretação e técnica relacionados ao instrumento, sempre tendo como objetivo principal a prática de música em conjunto.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Apresentação dos grupos permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos

Clube do Violão apresenta Mulheres e Cordas

Data: quinta-feira, 7 de novembro, às 20h

Ritornello, Kakareco's e Ateliê de Música