Evento de promoção ao envelhecimento ativo reúne mais de 200 pessoas

Quinta, 05 de Setembro de 2019 - 18:27

O salão de artes do Adamastor Centro ficou lotado na manhã desta quinta-feira (05) durante a abertura do Setembro Verde, mês dedicado à saúde da população idosa e de promoção ao envelhecimento ativo. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que teve início com a exibição do violinista Matheus Silva Pereira, da Capelania na Saúde, e contou com palestras, dinâmicas e apresentação das experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços das quatro regiões de Saúde da cidade com o público idoso.

O educador físico do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), Gilberto de Almeida abriu os trabalhos do dia, falando da importância do exercício físico para um envelhecimento saudável. Durante sua explanação, ele explicou como se comporta nossa força com o passar da idade e como é fundamental a prática de atividade física para envelhecer com autonomia.

Segundo Gilberto, o exercício físico melhora a saúde dos ossos, a função cardiorrespiratória, a condição muscular, bem como reduz o risco de doenças não transmissíveis, a depressão e o declínio cognitivo.  Ele explicou também que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o mínimo de 150 minutos de atividades aeróbicas leves por semana ou 75 minutos de atividades de intensidade vigorosa, sendo que para maiores benefícios à saúde, deve-se dobrar essa quantidade.

Ainda segundo a OMS, se faz necessária a prática de exercício de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana. Já os adultos mais velhos, com mobilidade comprometida, devem realizar atividade física para melhorar o equilíbrio e evitar quedas durante três ou mais dias por semana.

“O envelhecimento ativo: Uma política de saúde!” foi o tema abordado pela segunda palestrante, a médica Lissa Lansky, gerontóloga do Centro de Referência ao Idoso Norte – SP. Além de falar da importância da atividade física para o envelhecimento saudável, ela também destacou aspectos como o cuidado pessoal, a sexualidade, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis na faixa etária acima de 60 anos, entre outros.

Evitar cuidados futuros

Zina Costa, presidente do Instituto Acolher e Fórum do Idoso, destacou a importância do evento para discutir o envelhecimento ativo e saudável. “Nós temos lutado para que a população entenda que a prática de atividade física vai evitar cuidados futuros”, disse. Também presente na cerimônia de abertura, Cláudio Sebastião Favatto, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa lembrou que a programação do Setembro Verde vai ao encontro do tema da Conferência realizada pelo órgão este ano, que tratou do envelhecimento no século 21.

Já o vereador Rafa Zampronio, presidente da Frente Parlamentar do Idoso, ressaltou que o Setembro Verde vai trabalhar com a prevenção. “Precisamos traçar políticas públicas para que a população envelheça com qualidade. Atualmente, as taxas de depressão e suicídio entre os idosos estão aumentando e a gente tem que entender o porquê. Por isso, conseguimos aprovar na Câmara a criação de uma semana municipal para discutir o tema”, explicou.

Também marcou presença na abertura do Setembro Verde o promotor Clodoaldo Batista, da 20ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Guarulhos. O representante do Ministério Público iniciou sua fala lembrando que a chama histórica do movimento sanitarista continua acesa e, segundo ele, cada vez mais forte. “Graças a esse movimento a saúde é um direito fundamental da pessoa humana assegurado pela Constituição Federal", disse. Ele também elogiou o trabalho desenvolvido com a população idosa pelo município e destacou que o Direito busca, junto com as ciências médicas, a aplicação das novas tecnologias para o bem-estar deste segmento da sociedade.

A cerimônia de abertura do Setembro Verde contou ainda com a participação do diretor em exercício do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Paulo Moraes que representou a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos; da representante da OAB Guarulhos, Terezinha Araruna; Maria Iracilde, da subsecretaria de Políticas para o Idoso; e José Walter Amaral da Silva, gerente regional do Bradesco que apoiou o evento.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG