Experimenta Educação reúne startups, estudantes, crianças e pesquisadores

Terça, 21 de Maio de 2019 - 19:26

Após mais de 40 horas com intensa programação relacionada à inovação tecnológica, o Experimenta Educação foi concluído no domingo (19), no Adamastor Centro, com a apresentação das soluções idealizadas pelos jovens que participaram do hackathon (maratona tecnológica) realizado durante o evento.

Antes, na sexta-feira (17), o Concurso de Startups Pitch4Gru, com a presença do prefeito Guti, marcou a abertura oficial do Experimenta Educação. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI, com o apoio da Secretaria de Educação. Diversas instituições de ensino colaboraram com a atividade.

Durante o Pitch4Gru, oito startups com soluções relacionadas à educação se apresentaram. A ganhadora Blox, de Thiago Dantas e Leandro Berchielli, conquistou a banca julgadora apresentando um sistema gamificado de educação por competência, que possibilita o estudante escolher o que deseja estudar e, assim, compor sua grade curricular.

Na segunda colocação ficou a Schoolastic, de Luiz Fernando Orlandini, que apresentou um sistema de inteligência artificial capaz de identificar padrões de habilidades e competências em estudantes. O prêmio para as duas primeiras colocadas é a classificação direta a final do concurso Acelera Startup, promovido pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Participaram também as startups Prof-E, Talentoso, Iosephus, Projete.se, 10-Cola e The Academic.

“Acredito muito no modelo do Experimenta, que dá espaço para que o cidadão também ofereça ideias para a melhoria do município. Aqui pode estar a semente de um projeto que pode mudar não só Guarulhos, mas o Brasil. Vamos continuar trabalhando para fazer a diferença”, afirmou o prefeito Guti.

Ao lado do secretário da Educação, Paulo Cesar, o gestor da SDCETI, Rodrigo Barros, falou sobre a característica inclusiva do Experimenta. “Estamos na quarta edição do Experimenta e o que acontece aqui é uma mudança na forma de pensar. O evento prova que todos podem ser protagonistas na solução de problemas da cidade”.

Mais atividades

No sábado (18), a oficina de programação infantil Scratch Day reuniu crianças da Rede Municipal de ensino. No mesmo dia, em meio ao fórum de debates, às 9h, teve início o hackathon (maratona tecnológica), com duração de 24h. Neste período, os integrantes dos 14 grupos participantes atuaram de maneira ininterrupta na busca de soluções tecnológicas para a gestão da educação e de novas ferramentas de aprendizagem.

A solução ‘Parousia - Gestão de Infrequência’, idealizada pelo jovem Camilo Micheletto, ficou com a primeira colocação. A solução Incentive, criada pela equipe Lotus, formada por alunos do Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos (Paulo Manoel, Nathan Oliveira, Luiz Henrique e Lucas Batista), ficou com a segunda posição.

Ambos os grupos, cujas ideias colaboram para combater à ausência escolar, terão seus projetos incubados no Centro de Inovação Innovation Guarulhos - CITIG com o objetivo de aprimorar as ferramentas de modo que elas possam ser aplicadas na gestão da educação.

Imagens: Márcio Lino/PMG