Exposição Negritude: Abolição, Protagonismo e Resistência passará por três CEUs em março

Terça, 03 de Março de 2020 - 17:07

A exposição Negritude: Abolição, Protagonismo e Resistência, que procura resgatar histórias e memórias de mulheres e homens negros que fizeram frente a um sistema opressor, passará por três CEUs este mês. De 2 a 15 de março a exposição estará no CEU Bambi, seguindo para o CEU Ponte Alta até o dia 20 e encerrando na unidade do Parque São Miguel entre 23 e 30 de março.

A mostra conta a história de negros que lutaram desde a escravização, a abolição tardia e inconclusa, a proclamação da República, o período da ditadura até os dias atuais.

Esse protagonismo se expressa na liderança, organização social de quilombos, ciências, artes, literatura, política, processo de transmissão de conhecimentos e também na nossa ancestralidade.

Quando somos apresentados às figuras emblemáticas de nossa história, é pouco comum que as pessoas negras sejam referidas com destaque positivo; algumas podem ser estudadas, porém sua negritude costuma ser omitida.

Embora tenha havido a tentativa de apagar as trajetórias de luta dessas mulheres e homens negros ao longo do tempo, eles não foram silenciados; ao contrário, foram resgatados por pesquisadoras e pesquisadores, que lhes atribuem o devido lugar de protagonistas na história.

Assim, nesta exposição, será mostrada a inspiração para a construção de identidades raciais positivas, de luta no combate ao racismo, do enfrentamento da violência e das demais opressões às quais está sujeita a população negra em nosso país.

Fotos: Sidnei Barros/PMG