Festa Junina no Centro Pop reúne mais de 80 usuários

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 17:16

Um público de 85 usuários do Centro POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, localizado na Vila Progresso, participou na manhã desta quarta-feira (19), da Festa Junina. Banderinhas enfeitaram o espaço e comidas típicas, fruto de doações, como pipoca, chá de gengibre, arroz doce, bolo de fubá, pé de moleque, cachorro quente e caldo foram servidos aos assistidos pelo serviço da Prefeitura. Música caipira e coral do grupo Kadosh, de adolescentes da igreja AD Renovação, completaram o clima.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, explicou o objetivo da ação. “Com a intenção de promover a interação entre os usuários e servidores do equipamento, fizemos a Festa Junina com comidas típicas e música regada a muita alegria e descontração. O nosso serviço visa fortalecer a autoestima e a dignidade dos assistidos, procurando inseri-los novamente na sociedade, preservando seus direitos”, afirmou a gestora.

Com 49 anos e divorciado, Claudinei Camargo, freqüenta todos os dias o equipamento da Prefeitura. “É bom ter uma coisinha diferente para quebrar a rotina. A Festa Junina está muito legal”, disse Claudinei, que faz bico recolhendo latinhas há dois anos. Ele já foi garçom e porteiro, antes de viver na rua.

“A festinha está sorrindo. Está ótima,” disse Carlos Augusto da Costa Mendonça, 48 anos. Ele teve funilaria e trabalhava como mecânico profissional, porém em razão de jogo e drogas, foi parar na rua. Há nove anos livre dos vícios, ele anda pelas ruas oferecendo serviço de recuperação de faróis de veículos.

Nascido em Guarulhos, Carlos tem o ensino médio completo e freqüenta o curso preparatório de Português e Matemática, à noite, no Adamastor. “Prestei vestibular para Direito na Fig-Unimesp, mas não tive como cursar. Por enquanto preciso do Centro Pop para tomar banho, mas estou estudando para concurso público”, revelou o usuário do serviço.

O Centro POP foi inaugurado oficialmente em dezembro passado e disponibiliza atendimento exclusivamente para a população em situação de rua. O espaço oferece local para tomar banho e lavar a roupa, atendimento técnico de psicólogo e assistente social com encaminhamentos necessários (saúde, tirar documentos, entre outros) e lanche. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Serviço:

Centro Pop