Gestão sustentável de resíduos sólidos é discutida em ciclo de palestras

Quarta, 03 de Julho de 2019 - 18:15

Cerca de 70 pessoas participaram nesta quarta-feira (3) do ciclo de palestras Gestão Municipal Sustentável de Resíduos Sólidos, realizado pela Prefeitura de Guarulhos no Centro Universitário Eniac. Viabilizado pela Divisão Técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, o evento foi realizado em comemoração aos dois anos do Projeto Lixo Zero Guarulhos e contou com a presença de secretários, diretores e representantes de diversas cidades do estado de São Paulo, como Guararema, Francisco Morato, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, entre outras.

Para Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos de Guarulhos, o ciclo é um ótimo jeito de comemorar o aniversário do projeto. “Foram realizadas diversas atividades monitoradas, como cursos, oficinas, workshops, exposições em escolas, condomínios, entre outros locais. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas a se engajarem nessa causa. Buscamos deixar claro para a população que ela faz parte da solução para o problema da quantidade de lixo que é produzida nos dias de hoje e também do seu descarte irregular. O trabalho deve ser uma parceria entre munícipes e governo”, afirmou.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, disse estar orgulhoso de ver que o tema está sendo levado para dentro de uma universidade. “Se estamos buscando construir um novo mundo, com menos lixo, aqui com certeza é o berçário disso, o local onde grandes ideias nascem. Daqui a dois anos teremos um novo engenheiro e um novo arquiteto que colocarão as ideias apresentadas aqui em prática nos seus projetos”, ressaltou.

A assessora da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e responsável pela palestra sobre logística reversa, Lia Helena Demange, comemorou a oportunidade de trazer conhecimento técnico para mais perto dos municípios. “A ideia é que seja um trabalho contínuo. Estamos sempre disponíveis para compartilhar esses conhecimentos em prol de uma cidade com maior desenvolvimento sustentável”, disse.

As palestras

O evento foi iniciado com a palestra sobre logística reversa, ministrada por Lia Helena, que explicou sobre os acordos setoriais de logística reversa que cumprem a política nacional de resíduos sólidos, e como o órgão pode auxiliar as prefeituras na sua implementação.

Logo em seguida, a engenheira ambiental Raissa Silva de Carvalho Pereira apresentou o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos de Construção Civil (Sigor), disponibilizado pela Cetesb para as prefeituras e que auxilia no acompanhamento da quantidade, transporte e destinação dos resíduos.

Já Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil, explicou os modelos e sistemas de cidades Lixo Zero que existem no mundo, usando como exemplo Florianópolis, a cidade brasileira com mais iniciativas sobre o tema e que a tornaram referência nacional. Rodrigo também lançou a campanha Plástico Social, projeto de educação ambiental que visa a estimular e a ensinar a população meios de separar e armazenar embalagens plásticas e realizar o encaminhamento para cooperativas de catadores, gerando trabalho e renda.

Para finalizar o dia de aprendizado, uma palestra sobre coleta seletiva, ministrada pelo engenheiro químico e funcionário da Cetesb, Fernando Wolmer, orientou as prefeituras sobre formas de implantar a coleta seletiva, desde fontes de financiamento,gerenciamento do transporte dos recicláveis, centrais de triagem, tipos de coletores e a importância da educação ambiental.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG