Guarulhos conta com novo Serviço de Abordagem a Pessoas em Situação de Rua

Sexta, 28 de Dezembro de 2018 - 16:15

Desde o último dia 20 de dezembro, Guarulhos conta com nova parceria para a realização do Serviço Especializado em Abordagem Social para adultos, crianças e adolescentes, executado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social: a instituição Núcleo Batuíra. Como resultado dessa parceria, já foram realizadas mais de 50 abordagens pelo Serviço nas ruas, avenidas e praças da cidade. 

O objetivo é identificar nas áreas públicas, famílias e pessoas em situação de risco social – como, por exemplo, pessoas em situação de rua – e, através de escuta técnica e qualificada por parte da equipe, promover o encaminhamento dessas pessoas aos equipamentos e serviços socioassistenciais, bem como a inserção nas demais políticas públicas ofertadas pelo município.

Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Alex Viterale, o trabalho desenvolvido pelo Serviço garante dignidade aos atendidos.  “Trata-se de uma conquista para a Política Pública de Assistência Social do Município. Graças ao respaldo e apoio do prefeito Guti e ao trabalho incansável da equipe da SDAS, conseguimos restabelecer esse importante serviço, que proporciona dignidade às pessoas em maior vulnerabilidade social de nossa cidade”, disse Viterale.

O secretário também falou o avanço conquistado em relação ao serviço anteriormente prestado. “Importante sublinhar que o serviço agora funciona por mais horas semanais, e por uma fração do valor que era pago à empresa contratada pela gestão anterior do município. Além disso, antes era apenas para a abordagem de adultos e agora temos para crianças e adolescentes também, afirmou Alex.”

De acordo com Viterale, outros serviços passarão a funcionar a partir de janeiro do próximo ano. “Serão diversos novos serviços espalhados pelo município, que atenderão todos os públicos-alvo da Política de Assistência Social, promovendo, assim, a garantia dos direitos às pessoas que mais necessitam”, finalizou o gestor.